Qual a melhor forma de aplicar injeções em cavalos?

A aplicação de injeções é necessária para medicar e vacinar os cavalos, mas deve ser acompanhada ou realizada por um profissional

Cavalo e veterinários - imagem meramente ilustrativa

Maria Gazzinelli, professora do Curso CPT Doenças de Equinos, destaca que grande parte das doenças em equinos é proveniente de vírus e bactérias, e ao mesmo passo que algumas podem causar um simples desconforto outras podem até mesmo agravar a saúde dos animais e levá-los a óbito.

Nesse contexto, a adoção de um programa de vacinação se torna necessária. Algumas doenças, consideradas incuráveis, podem ser prevenidas a partir da aplicação de vacinas. Outras, que dependem de tratamento, demandam a aplicação de remédios, o que pode ser feito via oral ou a partir de injeções.

Então, qual a melhor forma de aplicar injeções em cavalos? Confira a seguir:

Aplicador

Antes de entender como deve ser realizada a aplicação de uma injeção, é fundamental que a pessoa responsável por isso tenha experiência e saiba o que está fazendo. Geralmente, isso é feito por profissionais, mas, caso isso não seja possível, o ideal é buscar todas as informações necessárias para não errar nesse momento.

Medo

Muito cuidado com animais que possuem medo de agulha. Alguns deles já conseguem perceber do que se trata e podem se tornar agressivos ou tentar impedir o procedimento. Entra em cena, novamente, a necessidade de um profissional para aplicar a injeção, pois, nesse caso, o cavalo ou até mesmo você sofrer lesões durante a tentativa.

Precauções

Haja vista que a aplicação pode envolver medicamentos que são nocivos à saúde humana, recomenda-se checar as recomendações de segurança antes da aplicação. Por exemplo, certos tranquilizantes são capazes de desencadear paradas respiratórias em humanos. Fique atento para não ter contato acidental com eles.

Agulhas

Muitos criadores têm o costume de negligenciar o uso de agulhas e acabam reaproveitando-as para aplicar medicamentos em diferentes animais. Essa prática deve ser abolida e, a cada aplicação, uma nova agulha tem que ser utilizada, até mesmo nos casos em que o mesmo animal receber a aplicação de medicamentos diferentes.

Aplicação intramuscular

A aplicação intramuscular é a mais comum para a aplicação de injeções. Ela ocorre quando o medicamento é depositado no músculo que está abaixo da pele, para que seja absorvido de forma mais efetiva. Fique atento às orientações apresentadas nos rótulos – apesar de esse tipo de aplicação ser, majoritariamente, reservado a veterinários.

Local de aplicação

Popularmente, pescoço e quartos traseiros são os locais mais utilizados para a aplicação de medicamentos. No caso do pescoço, a aplicação é aconselhada para animais que possuem medo de agulha, ao passo que, nos quartos traseiros, recomenda-se utilizá-los na aplicação de medicação em grande volume.

Posicionamento

O posicionamento do aplicador é importante para que não haja muitas surpresas no processo. Também, auxiliares devem estar posicionados adequadamente. A cabeça tem que estar ligeiramente voltada par o manipulador, o que diminuirá as chances de ocorrer algum acidente durante a execução do método. As amarras são dispensáveis, haja vista que cavalos amarrados podem ser machucar quando reagem.

Calma

“Calma” deve ser uma palavra de ordem quando o assunto envolve a aplicação de injeções. O aplicador deve estar calmo e o cavalo, quando inquieto, precisa se acalmar também. Converse com o animal calmamente e, caso necessário, adote métodos que assegurem uma aplicação mais tranquila e sem prejuízo ao bem-estar dos cavalos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doenças de Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Enquanto o Veterinário não Chega - Atendimento a Equinos

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 30-11-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.