Qual a importância da ultrassonografia para a reprodução de equinos?

Por não ser invasiva, a ultrassonografia é um exame de imagem confortável para os cavalos e que auxilia todo o processo reprodutivo

Veterinária e cavalo - imagem ilustrativa

Qualquer assunto que esteja relacionado à saúde dos cavalos deve ser bem analisado pelos médicos veterinários, pois qualquer passo mal planejado pode comprometer definitivamente o organismo dos animais. Ao tratar da reprodução equina, então, todo auxílio tecnológico é sempre muito bem-vindo.

Bruna de Freitas, professora do Curso CPT Reprodução de Equinos, ressalta que as tecnologias utilizadas na reprodução de equinos promovem o desenvolvimento genético dos cavalos e ainda aumenta a produtividade desses animais, assegurando um processo reprodutivo eficiente e efetivo.

Nesse contexto, a ultrassonografia é capaz de auxiliar esses profissionais e possibilita a visualização das estruturas internas dos cavalos, ferramenta imprescindível para que a reprodução seja exitosa e para que os produtores obtenham um plantel com o padrão genético desejado.

A ultrassonografia em equinos

Os benefícios promovidos pela ultrassonografia realizada em equinos são inúmeros: além de não ser um procedimento invasivo, ela facilita o diagnóstico do aparelho reprodutivo de fêmeas e garanhões, otimizando o processo e permitindo que decisões sejam tomadas de forma mais precisa pelos veterinários.

Lista-se, também, outras vantagens:

- Realização instantânea e precoce de diagnósticos;
- Obtenção de resultados rápidos e precisos;
- Observação de imagens com alta resolução;
- Garantia de bem-estar dos cavalos, que não são submetidos a procedimentos estressantes;
- Determinação do sexo do feto;
- Detecção de anomalias embrionárias;
- Determinação do tempo de gestação;
- E fornecimento de resultados para facilitar condução de toda a gestação, entre outras vantagens.

Em quais pontos a ultrassonografia pode ajudar os veterinários?

-  Gestação

Como mencionado, o diagnóstico da gestação é uma das principais vantagens da ultrassonografia na reprodução de equinos, haja vista que é possível identificar a presença do embrião. Ainda, a saúde do feto e a saúde da égua não são prejudicadas graças ao procedimento não invasivo.

- Exame ginecológicos

A verificação constante do aparelho reprodutor da égua faz com que o útero seja monitorado com a finalidade de identificar secreções, patologias ou outros problemas que prejudicam o sucesso reprodutivo, além de tornar possível a avaliação do ciclo estral e o desenvolvimento folicular.

- Sexagem fetal

Antes mesmo de o potro nascer, o ultrassom permite descobrir qual o sexo desse indivíduo, favorecendo a comercialização de fêmeas receptoras com prenhez de um determinado sexo, aumentando os lucros dos equinocultores.

- Aspiração folicular

A tecnologia de transferência de embriões é facilitada a partir da utilização de oóciotos de uma égua de boa genética a outra, receptora. No entanto, vale mencionar que a execução desse tipo de procedimento é delicada e só pode ser realizada por profissionais devidamente capacitados.

- Exame andrológico

Assim como nas éguas, o exame realizado no aparelho reprodutivo dos machos a partir da ultrassonografia é importante, visando obter informações relevantes sobre a fertilidade do animal. Cavalos em condições inadequadas não conseguem realizar a monta de forma satisfatória, fato que dificulta e até impossibilita a reprodução.

- Inseminação artificial

Dado que a inseminação artificial é uma técnica reprodutiva importante em muitas propriedades, esse é outro ponto em que a ultrassonografia é capaz de auxiliar os criadores de cavalos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Reprodução de Equinos
Inseminação Artificial em Equinos
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos

Fonte: Revista Veterinária – revistaveterinaria.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 20-02-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.