Quais são os principais erros na alimentação de cavalos?

A alimentação incorreta dos animais causa prejuízos à saúde e desempenho do cavalo

Alimentação de cavalos

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, explica que a alimentação representa um fator econômico significativo na criação do cavalo. Cerca de 60% dos custos de manutenção de um cavalo são referentes a sua alimentação que, feita de forma correta, determinará os resultados técnicos e econômicos que serão obtidos na criação desses animais.

Durante a alimentação dos seus animais, alguns produtores podem cometer alguns erros, que precisam ser corrigidos para que não haja prejuízo à saúde dos cavalos e para que eles possam aproveitar melhor o alimento e obter um desempenho melhor

Confira os principais:

Forragem de má qualidade

O volumoso é o elemento básico da alimentação de cavalos, feito a partir das forragens, que são fonte de fibras, proteínas e energia. Por conta disso, ela precisa ser de qualidade, estar fresca, não apresentar vestígios de mofo, umidade, poeira e nem folhas e galhos velhos.

Feno “velho e feio”

Além de oferecer mais nutrientes ao animal, o feno de qualidade também é econômico, isso porque os fenos com pouca qualidade contêm menos fibras digestíveis, o que faz com que os cavalos tenham que comer muito para a correta nutrição. Porém, por conta da falta de palatabilidade, os animais costumam deixar muito feno sobrando. Quando em perfeitas condições, o feno raramente vai para o lixo.

Dieta hipercalórica

Grãos e alimentos doces possuem muita energia, o que acaba proporcionando aos cavalos mais carboidratos solúveis do que o necessário. Isso pode levar o animal à obesidade e outros problemas de saúde, caso consumidos em grandes quantidades, como cólicas e laminite. Para a maioria desses animais, menos grão significa uma alimentação melhor. Mas, cavalos que trabalham mais, exigem mais carboidratos e podem ser alimentados com grãos, para manter o peso.

Não pesar o alimento

No fornecimento de ração, não é o peso que importa, mas sim, o volume. Cada animal tem um peso e objetivo diferente, devendo ser oferecidos de acordo com orientações do fabricante e do médico veterinário, uma vez que a mesma proporção de alimentos não significa necessariamente o mesmo peso, como é o caso de ração peletizada e aveia. Baldes com medidas universais devem ser evitados.

Alimento errado para o animal errado

É comum encontrar uma grande variedade de alimentos para compra, o que nos leva a confundi-los às vezes. Porém, é preciso ter atenção na hora de comprar o alimento, que deve ser ideal para a fase em que o animal se encontra ou para tipos específicos de cavalos. Qualquer fornecimento equivocado pode causar problemas futuros.

Nutrientes em excesso

Nem sempre o animal precisa do nutriente que está recebendo, o que pode criar desequilíbrios prejudiciais. Por exemplo, cavalos atletas de elite, devem receber vitamina E, para recuperação de esforços. Em dúvida sobre qual nutriente oferecer ou sobre as necessidades nutricionais dos seus animais, procure o veterinário para que haja esclarecimento.

Água!

Ofereça água fresca e constante para o cavalo. A falta de água é um dos erros mais comuns e pode promover diversos problemas ao trato gastro-intestinal do animal, sendo fundamental garantir o acesso dele a água limpa e fresca, percebendo quanto líquido o seu cavalo consome por dia.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Cavalos
Como Comprar Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Cavalo Atleta – caavaloatleta.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.