Pulmoeira equina: conheça a doença

A pulmoeira é uma doença respiratória e pode prejudicar o desempenho dos animais

Cavalos - imagem meramente ilustrativa

Apesar de serem animais extremamente preparados para trabalhos intensos, os cavalos podem contrair doenças que prejudiquem o seu desempenho para o resto da vida. Mesmo com o trato digestivo mais sensível, não são só as doenças digestivas que podem acometer os animais: as doenças respiratórias também são mais comuns do que se imagina.

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Enquanto o Veterinário não Chega – Atendimento a Equinos, ressalta que o cavalo é um animal que se comunica com a linguagem corporal, o que faz com que os criadores devam estar atentos a qualquer sinal estranho, que pode ser um alerta para a presença de alguma doença.

A pulmoeira, como o próprio nome já sugere, é uma doença que ataca os pulmões do animal e é de caráter respiratória. É uma das mais comuns e costuma incomodar muito os animais. É facilmente detectável, pois se assemelha à rinite humana.

Apesar de parecer simples, essa doença pode provocar danos permanentes em animis de competição e reprodutores, prejudicando o sistema respiratório e, consequentemente, diminuindo a performance do animal.

A pulmoeira: o que é?

É uma reação alérgica, provocada por pó ou esporos de fungos, que se alojam diretamente no sistema respiratório dos animais. Caso não haja tratamento correto, as crises alérgicas podem evoluir e debilitar o animal, além de diminuir sua imunidade, o que favorece o surgimento de outras doenças.

Principais sintomas

Ao detectar um ou mais de um dos sintomas abaixo, solicite a presença de um médico veterinário:

- Tosse;
- Corrimento nasal;
- Ritmo respiratório acelerado;
- Respiração ofegante e precipitada;
- Cansaço;
- Irritação.

Prevenção

Por se tratar de uma doença provocada por alergia, sua ocorrência dependerá de vários fatores, como a predisposição e a imunidade de cada animal. No entanto, até animais considerados resistentes podem contrair a pulmoeira, caso sejam alojados em locais com muito pó ou esporos de fungos. A manutenção da higiene do estábulo e das demais instalações onde o animal fica já ajudar muito na prevenção dessa doença.

Tratamento

Cavalos não podem ser curados da pulmoeira, mas é possível controlá-la. Para isso:

- Evite ambientes fechados e empoeirados;
- Forneça alimentação um pouco úmida;
- Mantenha o animal sempre hidratado;
- Siga as orientações do médico veterinário para acabar com os sintomas.

É importante ressaltar que os sintomas dessa doença são parecidos com os de outras doenças respiratórias. Sendo assim, somente um médico veterinário deve diagnosticar e tratar o animal. Não tente medicá-lo por conta própria!

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos
Capacitação de Auxiliar Veterinário – Equinos e Bovinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: DrogaVET- drogavet.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 31-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.