Procedimentos do exame odontológico em equinos

A realização de um exame odontológico nos cavalos deve ser regular para evitar que os animais sofram com problemas dentários

Odontologia equina - imagem ilustrativa

Luiz Fernando Pimentel, professor do Curso CPT Odontologia Equina a Campo, destaca que a odontologia equina tem conquistado cada vez mais espaço no mundo equestre e é uma área totalmente técnica, isto é, é fundamental conhecer todos os aspectos que a envolvem para ter sucesso nela.

Os cavalos podem apresentar diversos problemas relacionados aos dentes que necessitarão de exames clínicos e da intervenção de um profissional capacitado. Os problemas que afetam essas estruturas nos cavalos podem, inclusive, levá-los a não se alimentarem corretamente, acarretando perda de peso, desnutrição e redução na qualidade de vida.

Nesse contexto, esqueça aquele ditado popular que diz que “cavalo dado não se olha os dentes” e dedique-se à odontologia equina! A seguir, apresentamos alguns aspectos do exame odontológico em equinos:

Etapas do exame odontológico

Com a finalidade de se obter uma avaliação mais precisa, etapas devem ser seguidas na realização da inspeção bucal:

- Anamnese e histórico

Em primeiro lugar, a reunião de todas as informações relacionadas ao animal é extremamente importante. Devem ser levados em conta aspectos como a rotina de alimentação e o tipo de alimento que consomem, a fim de verificar possíveis falhas na mastigação que podem estar comprometendo a estrutura dos dentes do equino. Também nesse contexto, a nutrição, a idade e o comportamento do cavalo são informações necessárias.

- Exame físico

Depois, a realização de um exame físico se inicia na observação da aparência e das características físicas do cavalo. Estruturas evidentes, como o escore corporal, a pelagem e até o comportamento são capazes de evidenciar alguma irregularidade bucal, bem como o hálito e restos de alimentos que estejam localizados entre os dentes do animal. Ainda, o crânio entra na observação física, pois deve ser palpado para identificação de possíveis assimetrias, fissuras, sensibilidades e alterações de volume, assim como cortes nos lábios do cavalo.

- Alimentação

A análise do comportamento alimentar é essencial para tratamento do equino. Apreensão do alimento, mastigação e deglutição são processos que devem ser observados pelo profissional odontólogo equino. Por exemplo, contusões, ferimentos, lesões na cabeça ou no pescoço podem prejudicar fisicamente a alimentação e a movimentação correta da boca para mastigação dos alimentos.

- Avaliação oral

A avaliação odontológica não poderia ser concluída sem a análise, de fato, dos dentes. Com as duas mãos, o profissional separa os lábios do animal e deixa os dentes visíveis e fáceis de serem analisados. Dentes incisivos e pré-molares, por exemplo, precisam apresentar configurações específicas.

- Contenção

A contenção dos equinos é um processo rotineiro na realização de vários exames, pois tem como objetivo principal evitar que, durante ela, os animais apresentem inquietações ou agressividade que comprometa o exame ou que até machuque os profissionais e o próprio cavalo. Nos casos em que a aplicação de anestesias é exigida, é vital aplicar o medicamento específico com a dose ideal.

- Exame

O exame com o auxílio de equipamentos facilita o trabalho do profissional envolvido no processo. Por exemplo, o abre-boca é utilizado para manter a boca do animal aberta durante todo o exame sem causar dor ao animal. Outros equipamentos, como lanternas e espelhos odontológicos também permitem melhor visualização das estruturas da cavidade oral do cavalo.

Principais problemas dentários de cavalos

A realização de um exame odontológico regular é vital mesmo em propriedades em que há maior cuidado com a saúde dos animais, pois diversos muitos dentários podem ocorrer de forma “natural” e frequente, como as fraturas dentárias, a maloclusão – uma associação irregular dos dentes que favorece a formação de pontas que machucam o animal – e o popular “dente de lobo”.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Odontologia Equina a Campo
Odontologia Equina: Diagnóstico e Intervenções em Odontopatias Congênitas e Adquiridas
Capacitação de Auxiliar Veterinário – Equinos e Bovinos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-04-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.