Principais raças de trote

O trote é uma espécie de passo que o cavalo executa movendo as patas par a par

Cavalos - imagem meramente ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades.

Em competições equestres, uma das características mais importantes que o cavalo deve apresentar é o trote. Ele é um tipo de passo, no qual o cavalo move as quatro patas par a par, em diagonal, uma anterior com a respectiva posterior oposta. Em outras palavras, a anterior direita avança ao mesmo tempo que a posterior esquerda e vice-versa.

Dentre as várias raças de cavalo, destacam-se para o trote as seguintes:

Árabe

A raça de trote mais antiga e que serviu de base para formar quase todas as outras. Seu nome guarda referência com sua origem, dos desertos da Arábia. Possui conformação nobre e beleza e refinamento singulares. De porte médio, apresenta cabeça pequena, fronte larga, olhos salientes, boca pequena e pescoço delicado e arqueado. Os cavalos árabes possuem vários tipos de pelagem e são muito resistentes.

Quarto de milha

Essa raça se popularizou por ter ficado famosa ao estrelar filmes americanos de faroeste. Resultantes do cruzamento de reprodutores Puro Sangue inglês com éguas Mustangs, possui tronco compacto, dorso-lombo curto, musculatura geral bem desenvolvida e volumosa, com membros anteriores curtos e posteriores longos, características que favorecem a potência nas arrancadas.

Puro Sangue Inglês

Seu nome também demonstra de onde a raça vem. Possui corpo esguio, pernas longas e fortes, pescoço delicado e longo e cabeça harmoniosa. Ideal para corrida, seja em distâncias médias, seja em longas. Assim como a Árabe, é uma raça muito importante na formação de várias outras.

Appaloosa

Norte-americana, essa raça possui origem parecida com a do quarto de milha. Sua pelagem pode ser mantada, com manchas circulares de cor sólida sobre fundo branco na garupa e dorso-lombo ou “leopardo”, quando os animais possuem manchas circulares distribuídas por todo o corpo em fundo branco, o que faz com que a raça seja muito utilizada em circos.

Andaluz

O cavalo andaluz possui características contrastantes: é dócil, mas também é ativo, ágil, vigoroso nos deslocamentos e muito elegante. Possui altura média de 1,57m e pelagem tordilha sendo a mais comum. É considerado o “pai” de muitas raças brasileiras.

Brasileiro de Hipismo

Também conhecido como BH, o brasileiro de hipismo é um animal de grande porte e tem como principal função o salto. Seu manejo deve ser feito por algum profissional que conheça a raça, pois ele é especializado. Possui conformação semelhante à do puro sangue inglês.



Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Mundo Equino – mundoequino.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 13-01-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.