Principais raças de cavalo

Dentre as principais raças, temos algumas que são genuinamente brasileiras

Cavalos correndo

O professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, Haroldo Vargas, contextualiza, dizendo que o cavalo sempre foi presença obrigatória e querida na vida do homem. Hoje, raramente, ele puxa um arado, foi substituído pelo automóvel. E cavalgar transformou-se num esporte: o hipismo praticado por homens, mulheres e crianças.

Ainda, cavalos são animais muito interessantes e podem ser criados com diferentes finalidades. Seja para competição ou lazer, esses animais conseguem conquistar seus criadores por descobrirem o prazer e a alegria que as atividades com equinos podem trazer.

São várias as raças de cavalo que existem no mundo, inclusive raças genuinamente brasileiras. Muitas raças surgiram a partir do cruzamento de diferentes linhagens, o que resulta em um animal híbrido, com as melhores características de cada espécie cruzada.

Confira a seguir algumas das principais raças de cavalos:

Raças para sela e montaria

Temos, nessa categoria, raças brasileiras e de outras nacionalidades:

- Brasileiras: mangalarga, mangalarga marchador (mineiro), campolina, guarapuava, BH (brasileiro de hipismo), sertaneja, pantaneira e crioulo. 

- Outras nacionalidades: árabe, puro-sangue inglês (especializado para corridas), alter, anglo-árabe, andaluz, trotador americano, hackney, persa, quarto-de-milha, trakehnen, morgan, palomino, apaloosa, pinto (tobiano americano) e american saddle horse. 

Raças para tração pesada

Diversas origens: pecherin, bolonhês, clydesdale, bretão, suffolk, belga e shore. Entre as raças de tração pesada, temos a “Shire”, que é a mais robusta, com machos que atingem 850kg a 900kg e éguas, 750kg a 800kg. 

Raças para tração ligeira

Diversas origens: ardenesa, hackney, alemã, francesa, morgan, orloff e standardbred.

É possível perceber que algumas raças estão classificadas em mais de uma categoria. Outro fato a ser observado é que as raças brasileiras são de cavalos apara sela ou montaria, ainda que, de fato, sejam utilizadas para a tração de charretes, carroças, arados, entre outras funções.

Raças de Pôneis

Todos os cavalos que possuem menos de 145cm de altura são denominados pôneis, ao passo que cavalos com menos de 120cm são anões. Temos uma raça de origem inglesa, difundida e criada por todo o mundo, que é a shetland. Entretanto, há também outros tipos de pôneis assim denominados, mas que não são de raças definidas, caso do pônei-polo e welsh que são apenas um árabe pequeno.

Pequiras ou petiços

Em nosso país há alguns animais que não se desenvolveram normalmente e são muito pequenos, denominados pequiras ou petiços. Esses animais não são pôneis nem constituem uma raça específica.

Mini-cavalos

Para a obtenção de cavalos pequenos, tem-se utilizado uma técnica especial para que os animais possam nascer pequenos. Porém, esses animais são exemplares puros das diversas raças, possuindo apenas tamanho reduzido. Por consequência, é possível obter mini-cavalos de qualquer raça.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Reprodução de Cavalos

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 05-06-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.