Principais problemas em cavalos estabulados

A criação em estábulos pode contribuir para o surgimento de distúrbios nos animais

Cavalo no estábulo

Cavalos são animais muito sensíveis e se afetam por conta de mudanças, por menores que sejam. A alimentação é um ponto que deve ser muito bem cuidado para não prejudicar o desenvolvimento desses animais e para que se alimente de forma adequada à sua fisiologia digestiva.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, explica que uma boa nutrição garante que o animal não apresente problemas digestivos e nem venha a ter complicações futuras por causa desses problemas.

Ainda falando sobre a alimentação, é preciso conhecer as propriedades do alimento que se oferece ao animal, bem como sua composição químico-bromatológica, a presença de fatores antinutricionais ou outras características que limitem o uso desse alimento para equinos.

O ambiente onde o cavalo é criado também contribui nesse ponto. Quando criados em ambientes inadequados, os animais podem manifestar distúrbios fisiológicos ou orgânicos como em seus comportamentos. Isso significa que eles podem se tornar agressivos e apresentar vícios e distúrbios sexuais.

Animais criados em piquetes ou em pequenas baias têm seu modo de viver natural modificado, o que altera o seu comportamento. Também podem ser estabulados, sendo, nesses casos, ajudar as condições para que não fiquem desconfortáveis durante a criação.

Comportamento em estábulos

Cavalos estabulados podem se apresentar de várias formas: quanto à posição, podem ficar em pé ou deitados; quanto à localização dentro da baia, podem ficar na frente, no centro ou no fundo; quanto ao temperamento, podem estar quietos, agitados ou alertas; e ainda podem apresentar distúrbios de comportamento como morder partes da baia, comer fezes ou aerofagia, comportamentos que merecem a atenção do criador.

Em relação à alimentação no estábulo, o numero de refeições que o cavalo recebe por dia contribui para que o animal ocupe boa parte do seu tempo, haja vista que ele demora um pouco para se alimentar e consegue, assim, manifestar comportamento semelhante ao seu hábito natural de alimentação, garantindo o fluxo de digestão mais constante.

Pesquisas mostram que o tédio também pode provocar vários distúrbios comportamentais nos animais, o que faz com que levá-los para passear diariamente, ainda que em um tempo curto, seja uma forma natural de prevenção desses distúrbios.

Estabulados, os animais estão sujeitos também ao estresse, outro fator que contribui significativamente para o surgimento de distúrbios, além de nutrição inadequada ou insuficiente e alterações climáticas, por exemplo.

Quando possuem distúrbios alimentares, podem apresentar indigestibilidade, incidência de mastigação ou mordem madeira. Estes últimos, além de prejudicar as instalações, também podem prejudicar o próprio animal, causando irritações intestinais e cólicas, além de problemas dentários.

Podem surgir por causa de diversos fatores, como a deficiência de minerais em sua dieta, limitação da quantidade de forragem oferecida ao animal e até oferta de alimentos macios, que demoram pouco tempo para serem ingeridos.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 12-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.