Principais doenças de pele em equinos

É preciso identificar a causa da doença para que o tratamento dela seja eficaz

É preciso identificar a causa da doença para que o tratamento dela seja eficaz



Doenças dermatológicas são muito comuns em equinos e podem ser causadas por vários fatores
: infecções por fungos ou bactérias, reações a produtos químicos, alergias, contato com inseticidas e até picadas de insetos, precisando ser tratadas para que não provoquem prejuízos maiores aos animais.

 


O professor do Curso CPT Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, explica que a pelagem é um dos elementos visuais mais importantes do cavalo, sendo necessário cuidá-la.

 


Por serem diversas as causas, é preciso identificar a que o animal apresente para que o tratamento seja direcionado e mais eficaz. Mas, ressaltamos que somente o médico veterinário está capacitado para tal.

 


Para o esporte, lazer ou até pra o trabalho, é preciso estar atento a essas infecções na pele, para que não haja prejuízo no rendimento dos animais. Conheça a seguir algumas informações úteis sobre as doenças de pele dos cavalos:

 


Principais doenças

- Astenia dérmica regional heteditária: observada em cavalos de raça por conta de uma fragilidade da pele, é caracterizada por coceira e ferimentos, diretamente no dorso, membros e pescoço;

- Inchaços não cancerosos e queloides: resultado de infecções e má cicatrização de ferimentos;

- Lesões cancerosas: é encontrada em animais de pelagem clara por consequência da exposição ao sol, podendo também se espalhar pelo corpo;

- Dermatofilose: de origem bacteriana, provoca erupções crostosas e escamosas em várias partes do corpo dos animais;

- Dermatite nos membros inferiores: de origem fúngica e bacteriana, podem levar à diminuição do pelo na região infectada, provocando até mesmo o surgimento de feridas;

- Parasitas ou picadas de insetos: causam coceira e irritação da pele, fazendo surgir vermelhidão, por consequência, feridas.

 


Fungos e moscas

Presentes no meio ambientes, fungos podem causar doenças nos cavalos que, geralmente, são resolvidas de forma natural. Porém, algumas podem ser mais sérias e atingir, também, os humanos, como é o caso da dermatofitose.

Lesões causadas por moscas, afetam a região da cabeça, orelha, peito, crina e base da cauda. Ainda há prurido intenso, principal responsável pelas lesões. Surgem a partir de picadas dolorosas feitas por moscas, mais comuns em tempo quente e sem vento, que se alimentam à noite.

É possível utilizar inseticidas e repelentes para combater a mosca e medicação apropriada que elimine o prurido, para controlar as lesões. Ácaros da sarna, que podem causar infecções fúngicas, também provocam o surgimento de prurido intenso, podendo atingir várias áreas do corpo do animal, espalhando-se à medida em que se tornam mais sérias.

 


Conheça os Cursos da Área Criação de Cavalos:

Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavalos
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos
Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Tarciano veadrigo

07-08-2022

Boa tarde …. Estou com uma égua prenha e ela começou a descascar tipo rabuja de cachorro… sai uma casca branca … já vacinei pra alergia fora uns remédio caseiro … os veterinários não sabem me ajudar … por favor pode me ajudar … se precisar te mando um vídeo …. Pliss

Resposta do Criação de Cavalos

11-08-2022

Olá, Tarciano! Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. 

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online

Abraços!!

Karina Theodoro

Agnaldo Gomes de Almeida

03-12-2021

Tenho uma égua de raça crioula ele tem alegria a picada de insetos ela se cosa muito cega a fazer feridas se morde o tempo todo oque eu posso fazer p controlar isso já gastei muito com veterinário mais pouco resolveu eu tenho passado enchofre e deu uma melhorada por favor vcs podem me ajudar

Resposta do Criação de Cavalos

14-01-2022

Olá, Agnaldo! Tudo bem? 

Agradecemos sua visita em nosso site! :)

O ideal é que você procure um outro profissional para melhor auxiliá-lo. No entanto, banhar o cavalo é uma ótima opção. Segue as instruções: 

1. Lave as áreas com água gelada e sabão antibactericida para remover a sujeira. Segure um pacote de gelo na área da picada para reduzir um inchaço sério.

2. Cubra as áreas mordidas com um creme de hidrocortisona ou outro medicamento anticoceira para picadas de insetos. As loções com aloe vera, menta - ou outros produtos calmantes que sejam seguros para humanos - são seguras para cavalos.

3. Lave o cavalo com um shampoo à base de óleo para aliviar a coceira e manter o pelo limpo. Quando um cavalo coça as próprias feridas, ele pode danificar ou sujar o pelo, então mantenha as feridas e os pelos limpos.

Abraços! 

Lorena