Preste atenção na sela do seu cavalo

Alguns sinais podem denunciar que ela não está servindo mais

Cavalo com sela

Imagine ter que trabalhar todos os dias com uma roupa muito apertada, ou ter que caminhar uma longa distância com uma pedra dentro do seu sapato? Desconfortável, não é mesmo? Da mesma forma, quando a sela não serve mais, ela também causa essa mesma sensação de desconforto aos cavalos e precisa ser trocada.

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, destaca que a sela é importante para que os animais desempenhem alguns trabalhos e para cavalgadas, por exemplo, mas o cuidador precisa estar atento para que, em vez de favorecer o animal, acabe prejudicando seu desempenho.

Cavalos que mudam sua postura e semblante assim que a sela é colocada, indicam que algo está errado. Saber identificar esses sinais e a hora de trocar a sela é fundamental para garantir, também, o bem-estar dos animais.

Sinais que mostram que a sela está incomodando

São vários os sinais que podem denunciar problema com o acessório utilizado no animal. Dentre os principais, destacam-se:

- Depressões na musculatura ao redor da cernelha e/ou ao longo da coluna;
- Olhos arregalados;
- Sapateados e mordidas na hora de colocar a sela;
- Orelhas murchas durante o trabalho;
- Inchaço ao redor da cilha após o trabalho;
- Coices e malcriações;
- Resistência ao avanço e refugos.

Confira a seguir sinais de ajuste irregular da sela e que devem ser evitados:

Contração da musculatura na borda frontal da escápula

Quando a armação da sela pressiona a cernelha, o animal tende a contrair o músculo para evitar a dor.

Tropeços sem motivo

Quando o músculo do animal sofre um impacto pela colocação de uma sela muito estreita, ele tem seus movimentos livres comprometidos, o que pode causar claudicação ou tropeços dos anteriores.

Espasmos no cotovelo

Mais um reflexo muscular, esses espasmos não são controlados pelo animal, são apenas uma reação à pressão que a sela causa na cernelha. O cavalo aparenta estar “espantando uma mosca”.

Atrofia muscular no lombo

Com a colocação de uma sela desequilibrada, provocando muita pressão em uma área específica, o animal tende a contrair sua musculatura para evitar essa pressão, o que causa subdesenvolvimento ou até atrofia do músculo.

Perda de pelos ou surgimento de bolhas

Na área da cernelha, o cavalo pode perder folículos, o que resulta em pelos brancos ao longo da coluna, que demonstram onde há pressão. Quando há desalinhamento do canal da sela com a coluna, também há o surgimento de abcessos, conhecidos popularmente como bolhas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos
Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos

Fonte: Cavalo Atleta – cavaloatleta.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 03-03-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.