Preserve o cavalo e a natureza durante as cavalgadas

Cavaleiro, cavalo e natureza precisam estar em sintonia para que a cavalgada seja prazerosa

Cavalgada

A cavalgada é uma experiência de lazer entre o cavaleiro, o cavalo e a natureza. Geralmente, o cavaleiro que pratica essa atividade tem amor pelas outras duas partes. E para que ela se torne uma experiência agradável para as três partes, é preciso tomar alguns cuidados para todos sejam preservados e ela se torne ainda mais prazerosa.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância e Online CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, explica que a atividade é saudável tanto para o cavaleiro quanto para o animal, mas é preciso tomar alguns cuidados para não sobrecarregar o cavalo e nem prejudicar o local onde ela é praticada.

Confira a seguir algumas dicas para preservar o cavalo e a natureza durante cavalgadas:

Andaduras

Para começar, é preciso que o animal esteja em um ritmo mais lento, com passos mais leves de 10 a 15 minutos, para que não se esquente muito ao sair do haras. Na volta também é preciso manter esse passo mais relaxado, para que o animal volte a respirar e fique calmo, conseguindo secar a transpiração na hora de voltar pra baia.

A andadura é um tipo de passo que permite o animal passar com mais tranquilidade em locais mais estreitos, cheio de galhos baixos ou chão muito mole, por exemplo. Nela, o cavalo está mais estável e mantém ao menos 3 membros no solo.

Durante o trote, o cavalo consegue alcançar uma distância de 16km/h, em trote médio. Isso permite que ele se aqueça, trabalhe respiração e músculo. Por fim, para galopar, o cavalo consegue atingir 15km/h e deve ser um momento de prazer para o cavaleiro e o cavalo. Mas, é preciso poupá-lo, pois o galope é exigente.

Solo

É preciso prestar atenção no solo tanto no trote como no galope. Ele deve ser claro, macio e regular. No asfalto, por exemplo, é preferível o passo, evitando o galope. Na natureza, é preciso evitar pedras e tudo o que possa machucar o animal, como pedaços de ferro, buracos ou solo muito escorregadio. Solos agrícolas são mais “moles” e exigem muito dos tendões dos animais.

Natureza

Para cuidar da natureza, local ideal para montar a cavalo, é fundamental evitar pisar em brotos e novas árvore. Também é preciso estar atento a plantas que possam ser tóxicas para os animais e procure levar um cabresto para poder tirar o bridão, deixando seu cavalo pastando à vontade.

Poupe o animal

Durante o percurso, tome cuidado com subidas e descidas para não forçar muito o animal. Por fim, ao voltar, trate bem o animal. Inspecione-o para certificar-se de que não apresenta feridas, limpe os cascos e verifique o estado da ferradura. Dê um banho no animal, o que ajudará a massagear e relaxar os músculos. Também verifique a disponibilidade de água para seu cavalo.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Blog do Cavalo – blogdocavalo.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.