Preparação física de cavalos de sucesso

Saiba como alinhar boa alimentação e treinamento adequado para fazer dos seus cavalos campeões em competições equinas

Cavalo de competição

Para ter um cavalo campeão, não basta ter um bom cavalo, é preciso ter muito cuidado e realizar constante manutenção de diversas características do animal. Para garantir um bom porte físico para competição, é necessário investir no cuidado com o animal e se dedicar em seu treinamento.

O professor Haroldo Vargas, do Curso a Distância CPT Provas Equestres de Velocidade, afirma que vem ocorrendo uma crescente procura pelo cavalo de esporte, pois o aumento do número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades. É possível dizer, portanto, que essas competições se tornaram uma mania nacional.

Dentre os cavalos de competição, destaca-se o Mangalarga Marchador, que é caracterizado por fazer um exercício submáximo, de intensidade moderada e predominantemente aeróbico. Ocorrem inúmeras exposições da raça no país e ela é, atualmente, a raça de cavalos mais numerosa do Brasil.

Contudo, os cavalos precisam de uma boa preparação para que consigam atingir o alto índice de condicionamento físico exigido nas provas, e eles acabam recebendo significativa sobrecarga sobre os ossos e tendões durante os concursos de marcha, que muitas vezes podem ir além de seus limites fisiológicos. Assim, é importante cuidar dos animais para manter seu desempenho e integridade física.

Rotina de trabalho, preparação física e programa de treinamento

Muitos não sabem, mas os animais precisam estar em constante preparação física para que possam competir. Para determinar quais atividades ele precisa realizar, é necessária uma avaliação física detalhada, composta por um bom exame clínico, exames auxiliares de imagem e um teste de condicionamento físico para determinar a capacidade aeróbica.

É necessário ter um programa de treinamento, com períodos regulares de exercício e descanso, os quais promovem as mudanças fisiológicas desejadas no animal e permitem que ele possa competir com maior eficiência. Alguns requisitos básicos de programas de treinamento, caso não cumpridos, podem comprometer a capacidade atlética do animal.

Programa nutricional

Para que um cavalo atleta mantenha o corpo adequado, não basta se preocupar apenas com as atividades físicas: é importante estar atento à nutrição do animal, sendo importante haver um equilíbrio entre o requerimento nutricional e a disponibilidade de nutrientes presente no alimento fornecido. Os requerimentos variam de acordo com o peso, idade e tipo de intensidade do esforço físico realizado.

Animais com sobrepeso possuem maior risco de lesões musculoesqueléticas devido à sobrecarga nas articulações. Além disso, eles podem ter a termorregulação corporal prejudicada pelo acúmulo de gordura subcutânea, o que provoca fadiga precoce. Da mesma maneira, os animais subnutridos também não respondem bem ao treinamento, pois possuem escassez de substratos energéticos que são necessários para a realização de atividades físicas e para um bom desempenho esportivo.

O sucesso esportivo é, portanto, o resultado da interação entre fatores fisiológicos, biomecânicos e psicológicos, de maneira que é muito importante a realização de programas de treinamento e de alimentação adequados para que os animais possam ser campeões das competições que venham a disputar.




Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Curso Provas Equestres de Velocidade

Curso Doma Racional Interativa

Casqueamento e Ferrageamento de Equinos

 

 

Fonte: Top Marchador – Topmarchador.com

Por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.