Por que os cavalos mordem?

Na grande maioria dos casos, a mordida do animal não significa ameaça

Cavalo mostrando os dentes

Cavalos são animais fascinantes e conquistam milhares de criadores pelo mundo. É um animal com um comportamento muito particular: é afetuoso, mas alguns podem apresentar o incômodo hábito de morder seu dono. Apesar de ser perigoso, esse hábito não é comum, sendo necessário entender por que eles mordem para acabar com ele.

O professor do Curso a Distância CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, ressalta que, para lidar com cavalos, é preciso aprender a pensar como os cavalos pensam e enxergar do seu ponto de vista, para, então, conseguir compreender o seu comportamento natural.

A primeira coisa que você precisa saber a respeito da mordida de cavalos é: não castigue o animal e não bata nele. Esse comportamento é considerado “natural”, pois eles agem assim quando estão em bando. Além disso, a mordida não significa ameaça em alguns casos:

Mordida por brincadeira

Os cavalos jovens costumam mordisca para demonstrar que querem brincar e, também, afeto. Essa é a melhor fase para reverter esse comportamento indesejado, mostrando a ele quem é o seu líder.

Mordida por acúmulo de energia

Cavalos são animais que, em ambiente natural, correm e andam muito. Cavalos criados em locais fechados tendem a se alimentar mais e, por consequência, a acumular mais energia. A partir disso, a mordida pode ser uma forma de liberar um pouco dessa energia acumulada.

Mordida por personalidade agressiva

Nesse caso, o animal tem certa predisposição a ser agressivo e, por consequência, acabam mordendo seu dono. Com a doma é possível reverter essa personalidade tranquilamente.

Mordida pelo costume de receber guloseimas

Criadores têm o costume de oferecer guloseimas aos animais com as mãos, o que faz com que eles associem essa parte do corpo a alimento e essa oferta acaba se tornando uma espécie de “treinamento para mordida”, fato comprovado pela ciência.

Mordida pela proximidade

Alguns animais costumam mordiscar também por estarem muito próximos a você ou a outros animais. Para corrigir isso, você deve ensiná-lo a se mover e a ficar a certa distância de você.

Como corrigir esse problema?

- Chamando sua atenção: com um cutucão, colocando um dedo na boca do animal, dando um susto ou puxando o cabresto, para mostrar o que é certo. Quando o animal parar, faça carinho nele.
- Atividade física: para evitar as mordidas por acúmulo de energia, você pode praticar a doma e exercícios de forma regular. Também poderá interagir com o animal de forma lúdica e construtiva para mostrar a ele sua imagem de líder.
- Bornal ou biqueira: com esse acessório o animal tentará morder sem sucesso e a tendência é que suas mordidas diminuam.
- Jogos: você pode utilizar alguns desafios ou jogos leves para construir a imagem de liderança, pois esse animal, por instinto, segue e respeita seus líderes.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Vício Country – viciocountry.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 29-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.