Os 5 sentidos dos cavalos

É importante entender os 5 sentidos dos cavalos para poder lidar com esse animal

Focinho cavalo

Cavalos são animais conhecidos por sua força, agilidade e resistência. Esse animal fez parte da nossa história e ainda possui papel importante no meio rural, sendo muito utilizado também para a prática de esportes. Porém, para conseguir lidar com esse animal da melhor forma, é preciso entender todo o seu comportamento e sua condição física.

Paulo Guilhon, professor do Curso a Distância CPT Doma Racional Interativa, explica que é preciso compreender o animal como um ser que também pensa, sente e se emociona. Isso ajudará o cavaleiro a se relacionar melhor com o animal, além de proporcionar ao cavalo uma criação mais tranquila.

Assim como nós, humanos, os cavalos possuem 5 sentidos, nos quais se baseiam para o seu dia a dia: visão, audição, tato, olfato e paladar. Os cavalos selvagens utilizavam esses sentidos muito mais do que os domesticados usam, pois algumas respostas a estímulos foram se enfraquecendo devido á domesticação.

Um exemplo claro disso é a fuga: cavalos selvagens costumam fugir ao ouvir qualquer barulho estranho; os cavalos domesticados não fogem, por exemplo, quando escutam o barulho de um carro.

A visão

A visão do cavalo tem função de garantir a sobrevivência do cavalo. Isso porque ele é uma presa naturalmente e precisa estar sempre a postos para fugir quando algum predador se aproxima. Entre lutar e fugir, o cavalo sempre optará pela fuga. Por conta disso, sua visão precisa funcionar como uma espécie de radar para que ela consiga “mapear” seus predadores. Seu olho é grande e apresenta visão monocular e binocular. Porém, ele tem dois pontos cegos: logo abaixo do focinho e outro na garupa.

A audição

As orelhas dos cavalos apresentam movimentos que ajudam o cavalo a identificar qualquer som diferente. Quando esses animais escutam algum tipo de som, eles conseguem olhar na direção dele e avaliar o que significa, porém em posição que favoreça sua fuga, caso necessário. A comunicação com o cavalo pode ser feita com sons de baixa intensidade, inclusive, conversando com o animal você o ajuda a entender que você não é uma ameaça para ele.

Tato

É o principal sentido na relação cavalo/cavaleiro. Cavalos são animais muito sensíveis e conseguem sentir o menor toque, como o de uma mosca. Seu casco é muito sensível, assim como sua pele, que possui células sensíveis a temperaturas, a substâncias químicas e a estímulos. É através do tato que é possível construir uma boa relação com o animal.

Olfato

Seu olfato de uma função “especial” de identificar produtos indesejáveis no meio de seu alimento. Ele ainda consegue sentir o cheio do medo das pessoas e de outros animais, mesmo que não estejam próximos. Ainda, é através do focinho que cumprimentam amigos e identificam animais desconhecidos, tocando focinho com focinho.

Paladar

Diretamente relacionado com o olfato, o cavalo sempre cheira seu alimento antes de saboreá-lo. Gostam de comidas doces e salgadas e evitam as amargas. Ainda, esse sentido tem função importante na constituição da dieta do animal e, consequentemente, na sobrevivência dele.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fontes: Equisport – equisport.pt
Vício Country – viciocountry.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 12-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.