O que preciso saber sobre a fisioterapia equina?

A fisioterapia veterinária equina tem se colocado cada vez mais em evidência, utilizada em larga escala em várias propriedades criadoras de cavalos

Veterinário e equinos - imagem meramente ilustrativa

Um dos professores do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, Haroldo Vargas, destaca que há uma grande utilização de cavalos para trabalhos e outras atividades diárias, que demandam muito da musculatura do animal.

Ao contrário do que muita gente pensa, a fisioterapia não serve apenas para tratar animais doentes ou para recuperá-los após acidentes ou lesões graves. Como dito, as atividades diárias requerem muito da musculatura dos cavalos e, como consequência, torna-se necessário recuperar esse desgaste. Depois de trabalho no campo ou de treinos de musculatura, a fisioterapia também é necessária.

O que é a fisioterapia equina?

Entende-se por fisioterapia equina o ramo da fisioterapia veterinária que cuida dos equinos. Esta, por sua vez, está relacionada à promoção, à manutenção e à melhoria da saúde de animais, a partir de técnicas que não sejam invasivas e aplicadas a nível muscular e esquelético. Vários problemas musculares podem ser tratados a partir da fisioterapia e animais de qualquer porte podem ser pacientes.

Surgimento da fisioterapia equina

Há mais de 50 anos, o surgimento da fisioterapia veterinária foi atribuído a Sir Charles Strong, que publicou um livro sobre terapias físicas para cavalos, contendo métodos e evoluções nos tratamentos fisioterapêuticos desenvolvidos em suas práticas. Depois disso, esse ramo da medicina veterinária foi se desenvolvendo até chegar ao nível de evolução em que se encontra atualmente.

Como se aplica a fisioterapia em equinos?

Assim como nos humanos, a fisioterapia é aplicada com a finalidade de curar e recuperar cavalos a partir de técnicas específicas. A partir da análise da saúde do animal e das condições físicas, traça-se um plano de ação que objetive atender a todas as necessidades que o equino possui, reabilitando-o, recuperando-o e até fortalecendo a musculatura dele.

Modalidades de fisioterapia para equinos

Retomando, a partir do plano de ação é que a fisioterapia deve ser iniciada. A indicação varia de acordo com o tipo e a intensidade da lesão. A seguir, apresentamos algumas das principais modalidades fisioterapêuticas indicadas para equinos:

- Laserterapia

Como o próprio nome deixa claro, consiste na aplicação de laser nos cavalos. Os lasers, que possuem potência baixa, são aplicados nos animais e garantem um efeito anti-inflamatório relevante, benefícios na analgesia, favorecimento da prática da acupuntura e da cicatrização de feridas. Tendinites, Desmites, flebites, artrites e periostites são as principais lesões trabalhadas pela laserterapia.

- Ultrassom terapêutico

Com a utilização de um transdutor, há a transmissão de uma energia acústica em forma de ondas, que atravessam os tecidos dos equinos e acarretam efeitos térmicos e não térmicos. É uma modalidade indicada para tratamento de edemas e hematomas, tendinites e desmites, para a cicatrização das bordas de feridas e de dores musculares.

- Campo magnético pulsátil

O aparelho utilizado nessa modalidade possui duas placas e utiliza um campo magnético para emitir energia elétrica através de um condutor com frequências programáveis. É possível utilizá-lo tanto no corpo quanto nos membros do animal, eficiente para a reparação óssea de fissuras e fraturas de difícil união. Ainda, é recomendado para periostites, dores musculares e processos inflamatórios agudos e crônicos.

- Eletroterapia

Os aparelhos utilizados na eletroterapia produzem correntes elétricas a partir de eletrodos de baixa voltagem, que são fixados no local onde se deseja recuperar. Atuam no relaxamento muscular e na analgesia, atingindo a área nervosa e muscular dos animais. É empregada na recuperação de músculos atrofiados e, também, em doenças que afetam o sistema nervoso dos equinos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Doenças de Equinos
Capacitação de Auxiliar Veterinário – Equinos e Bovinos

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 27-07-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.