O que é doma racional e quais as vantagens?

A doma racional não faz uso de violência para que a relação homem-animal seja de confiança

Cavalo sendo domado - imagem ilustrativa

Os cavalos são animais fascinantes e podem ser criados para lazer, trabalho ou até para a prática de esportes. A criação de equinos é uma atividade tradicional em nosso país e os animais são conhecidos por sua docilidade. Entretanto, é preciso treiná-los para que respondam bem aos comandos do criador, num processo chamado de doma racional.

Paulo Guilhon, professor do Curso CPT Doma Racional Interativa, simplifica ao dizer que a doma racional constitui uma metodologia eficiente no preparo do cavalo, para que ele possa ser utilizado como um bom parceiro para o homem. Ainda acrescenta que a identificação e o respeito aos limites de ordem psíquica e física dos animais são indicados como referências importantes a serem adotadas pelos treinadores na doma.

A doma racional também recebe o nome de doma gentil ou natural e é uma técnica para adestramento de equinos, sem uso de violência, respeitando as leis que proíbem maus tratos aos animais.

A doma racional

Como mencionado, a doma racional existe para que o animal seja condicionado a obedecer a seu criador, mas sem uso de violência. A partir da análise do comportamento do animal, ela foi criada para trabalhar a perseverança, a paciência, a repetição e o ritmo progressivo e contínuo dos equinos, a fim de que se tornem mais calmos, confiantes e conectados com o tutor.

A punição e violência são dois aspectos deixados para trás, utilizados na doma tradicional – já proibida e prejudicial ao cavalo – e negados pela racional. Ao se aproximar do animal com carinho e atenção, cria-se uma relação mais confiante e segura, tanto para o criador quanto para o cavalo.

Entra em cena como elemento importante para que o animal se torne manso e obediente a voz, que deve ser pausada e em tonalidades precisas e suaves ao cavalo. Mesmo sem usar a força, com esse tipo de doma ele se torna, aos poucos, animais mais tranquilos, confiáveis e obedientes.

Ela pode ser iniciada logo nos primeiros anos de idade, quando o cavalo já consegue perceber os primeiros comandos e já possui estrutura física em desenvolvimento.

Principais vantagens da doma racional

Além da dispensa do uso de violência, que pode causar traumas no animal, há outras vantagens proporcionadas pela doma racional:

- Gentileza no tratamento;
- Confiabilidade;
- Criação de laços entre homem e animal;
- Rapidez e eficiência;
- Animais mais corajosos e destemidos;
- Animais com maior flexionamento;
- Animais menos traumatizados;
- Diminuição dos riscos de danos à boca do equino.

Cuidados com o animal

Os criadores precisam estar atentos a vários aspectos importantes para garantir o bem-estar do animal ao iniciar a prática da doma. Dentre outros, é importante conhecer a Lei de Bem-estar Animal, que pretende garantir condições ideais para a vida dos animais, como higiene, segurança, vacinação e vermifugação.

Ainda, partindo-se do princípio de que a doma racional busca entender o comportamento do animal, torna-se fundamental conhecê-lo para que o processo obtenha o sucesso desejado. Os cavalos possuem sentidos, fazendo com que seja vital compreender como eles funcionam.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 01-06-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.