O que é a resenha equina?

A resenha é um documento que identifica o animal e todas as suas características

Cavalos - imagem meramente ilustrativa

Cavalos são animais extremamente presentes na vida do homem, seja para esporte, lazer ou até para trabalho. É um tipo de animal forte, resistente, companheiro e dócil, o que conquista cada vez mais apaixonados pelos equinos mundo afora. E, mais do que estar atento à alimentação e bem-estar, criadores precisam estar atentos a vários outros aspectos relacionados à criação de cavalos.

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, explica que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia nos ensina, como alimentação, higiene geral, instalações, limpeza de materiais, treinamento dos cavalos, entre outros.

Além disso, é preciso também registrar o animal, através de um documento chamado Resenha Equina.

O que é a Resenha Equina?

A resenha equina é, para os cavalos, o que a identidade é para nós. Porém, ela é muito mais abrangente que o documento que usamos em nosso dia a dia. Na resenha deve constar todas as informações gerais e específicas do animal. Ela pode ser utilizada por veterinários, técnicos e até por organizadores de competições para checar as informações do animal.

Mais além da cor e da idade, a descrição de manchas, cicatrizes ou qualquer outro detalhe do animal consta na resenha. Ainda, caso o animal seja microchipado, o número do microchip também estará registrado nesse documento.

Porém, para que ele registre de forma precisa todos os dados do animal, é necessário saber a nomenclatura zootécnica correta, conhecer os planos anatômicos e a nomenclatura das regiões da cabeça do animal na hora de elaborá-lo.

Dever ser elaborada por um veterinário e deve possuir, dentre outras, essas informações:

Idade

Caso o dono saiba a data exata, ela deve ser informada para o documento. Caso não, a idade será estimada a partir da avaliação da arcada dentária do animal, feita por um médico veterinário.

Sexo

O sexo também é um dado importante, constando na resenha se o animal é uma égua, um macho ou um garanhão.

Altura

Com o auxílio de um hipômetro, deve-se medir a altura do animal para que seja registrada de forma correta. O resultado, na resenha, deve ser apresentado em centímetros.

Pelagem

Com a junção da pele, dos pelos do corpo, crina e cauda, determina-se a cor do cavalo. Porém, criadores sabem que vários fatores interferem na coloração do pelo, tais como: idade, sexo, exposição à luz, clima, alimentação e saúde. Também é importante estar atento aos tipos de pelagem: simples e uniforme; simples com crinas e extremidades escuras; compostas; conjugadas.

Marcas características

O diferencial de toda resenha é o registro das marcas de cada animal. É através dessas marcas que se diferenciam animais da mesma espécie e com a mesma pelagem, por exemplo. O veterinário deve buscar por algumas características para registrá-las na resenha, como os remoinhos, espigas, leque/gargantilhado e marcas brancas. Além dessas, outras já mencionadas anteriormente também devem “entrar na conta”: deformidades musculares, cicatrizes, tonalidades de casco, entre outras.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos
Como Avaliar a Pelagem e Idade de Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.