O cavalo e o homem

A interação entre o cavalo e o homem pode produzir resultados inesperados

Cavalo esportista

Cavalos são animais fascinantes. Todos os criadores sabem que estão lidando com animais dóceis e que conseguem sentir tudo o que nós também sentimos. Mais além do trabalho, esporte ou competições, os cavalos possuem uma função social e promovem diversos benefícios à saúde humana.

O professor do Curso a Distância CPT Doma Racional Interativa, Paulo Guilhon, destaca a inteligência dos cavalos, que conseguem obedecer, respeitar e até compartilhar sentimentos com seu criador.

Equitação ou hipismo?

Equitação ou hipismo é um esporte que envolve cavalos e atletas. Em conjunto, cavalo e cavaleiro trabalham para expressar arte, habilidade e sintonia entre eles.

Cavalos e as crianças

Com crianças cada vez mais conectadas e refém de tecnologias, o contato direto com os animais perdeu espaço para tablets e celulares. Isso pode ser considerado um ponto negativo, dado que animais podem proporcionar mais do que simples brincadeiras a crianças.

Ao montar cavalos, quase como uma brincadeira, as crianças aprendem noções de equilíbrio, força e coordenação motora. Ainda, o ambiente também influencia positivamente na criança, que tem corpo, linguagem e técnicas desenvolvidos ao entrar em contato com cavalos e profissionais da lida equestre.

Além da diversão, a equitação também proporciona ganhos no aspecto biopsicossocial das crianças: ao passo que corrige a postura, as aulas promovem noções de cuidado com os cavalos, respeito às normas de convívio e alinhamento corporal.

A equoterapia e seus benefícios

Lidar com cavalos também tem sido uma terapia muito recomendada por médicos em todo o mundo. Dentre os vários benefícios dessa terapia “animal”, é possível destacar:

- Equilíbrio e coordenação motora;
- Força muscular;
- Consciência corporal;
- Organização espaço-temporal;
- Funcionalidade;
- Controle da respiração;
- Concentração para realização de atividades;
- Iniciativa;
- Autoestima;
- Autocontrole;
- Autoconfiança;
- Independência
- Maior interação social.

Mais além das crianças

Cavalos também proporcionam benefícios aos adolescentes: fazem com que se tornem mais dedicados, tenham senso de responsabilidade, amadureçam e passem a ter mais foco.

Com os adultos, é possível perceber que começa a se soltar e relaxam, para que possam se divertir a partir da interação com o animal, sem preocupações. Ainda, essa relação promove alívio do estresse e promove melhora na concentração.

Idosos têm ganhos de memória e auxílio no funcionamento motor, além de tonificar a musculatura e deixar a cabeça “funcionando”. Além disso, é um tipo de exercício que não agride o corpo.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fontes: Britannica Escola – escola.britannica.com.br
Gauchazh Vida – gauchazh.clicrbs.com.br
#SouEsportista – souesportista.decathlon.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.