Métodos de treinamento para cavalos

O treinamento de equinos envolve várias técnicas e métodos empregados para condicionar os animais

Treinamento de cavalo - imagem ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que o cavalo de esporte tem sido cada vez mais procurado, sobretudo pelo grande aumento no número de diversas modalidades de competições equestres, como a competição dos três e a dos cinco tambores.

Conhecidos pela força e pela aparência robusta, quando utilizados para a prática de esportes, também podem proporcionar saúde e prazer às pessoas. No entanto, para que consigam apresentar bons resultados em todas as competições, os cavalos precisam passar por um treinamento intenso e eficiente.

Por definição, o treinamento de equinos compreende uma grande variedade de práticas que têm a função de ensinar aos cavalos como realizarem determinadas tarefas ou como se comportarem em situações específicas. E isso pode ser realizado de várias formas e a partir de várias técnicas e métodos.

Todos os métodos utilizados nos treinamentos precisam estar focados em recompensas ao comportamento positivo, em oposição à punição oferecida à execução de comportamentos indesejados, que causam medo ou dor nos animais. E nunca é demais ressaltar que a segurança, tanto do animal, quanto de quem o treina, precisa estar garantida.

A utilização de um reforço positivo tem impacto também positivo no equino, que passa a realizar as tarefas de forma mais satisfatória. Inclusive, essa forma de condicionamento é amplamente utilizada na criação de alguns animais silvestres, em outras situações que fazem parte do manejo diário.

Métodos de treinamento

  1. Quando há reforço ou recompensa, esse estímulo aumenta a frequência de determinado comportamento.
  2. Quando há punição, esse estímulo reduz a frequência de determinado comportamento;

- No método positivo

> De acordo com o método 1, o animal ganha algo que gosta quando mostra o comportamento correto;
> De acordo com o método 2, ele ganha algo que não gosta quando mostra o comportamento errado.

- No método negativo

> De acordo com o método 1, o animal perde algo que não gosta quando mostra o comportamento correto;
> De acordo com o método 2, o equino perde algo que gosta quando mostra o comportamento errado.

Durante os treinamentos, o cavalo demonstrará diversos comportamentos e sinais que precisam ser observados quando ele é submetido a um novo procedimento. Alguns aspectos podem demonstrar que o animal está com medo, a exemplo do balançar da cauda, que se intensifica à medida em que esse medo aumenta.

A observação do medo é necessária para evitar que os treinos sejam pouco efetivos, haja vista que animais com medo aprendem menos do que os cavalos relaxados e curiosos. Ainda, animais mais agressivos podem reagir com coices, cabeçadas, mordidas e manotadas, o que compromete a segurança do treinador.

Avaliação das condições físicas do cavalo

Para que os animais sejam avaliados fisicamente, há um grande número de parâmetros que precisam ser checados, como a taxa cardíaca, a respiratória, a de recuperação cardíaca, o metabolismo, o teste da prega cutânea, a condição muscular, as fezes e a urina, a perda de peso, a temperatura, a sudorese e a taxa de reestabelecimento capilar.

Exercícios realizados para o condicionamento

Há dois tipos de exercícios que podem ser executados com os animais durante os treinamentos: os gerais, isto é, aqueles executados com a finalidade de trabalhar a o sistema cardiorrespiratório e a musculatura geral; e os específicos, empregados em áreas que demandem uma atenção especial, trabalhando regiões ou musculaturas específicas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fontes: BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de boas práticas de manejo em equideocultura / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo. – Brasília: MAPA/ACE/CGCS, 2017. 50 p.
Wikipedia – pt.wikipedia.org
Cavalo Atleta – cavaloatleta.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 19-08-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.