Medo de cavalos: como superar?

Mesmo o cavalo sendo, geralmente, um animal dócil, sua aparência robusta pode causar medo nas pessoas

Cavalo - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, explica que é muito comum que as pessoas tenham medo de cavalos, dado o porte do animal e a força que ele demonstra ter. No entanto, apesar da aparência, são animais dóceis e, assim como os cachorros, podem ser considerados amigos do homem.

Felizmente, esse medo pode ser superado com atitudes simples. Especialmente quando se deseja montar o animal, é necessário que qualquer medo esteja no passado para que a experiência seja prazerosa e segura. Fique atento a essas dicas importantes para que seja possível superar o medo dos equinos:

Primeiro contato

O primeiro contato com o cavalo, para que ele deixe de ser uma figura ameaçadora para quem tem medo, pode ser feito virtualmente. Em outras palavras, procure na internet fotos e vídeos com cavalos para que você se acostume com a imagem desses animais. Par isso, não há uma regra e você deve ir de acordo com o seu ritmo. Caso haja um tipo específico de cavalo que cause medo – o que pode ser decorrente de traumas –, realize essa ação com eles. Para crianças, uma forma de causar essa dessensibilização é pedindo a elas que, por exemplo, desenhe esse animal.

Aproximação aos poucos

Depois da primeira etapa, dê um passo à frente para se aproximar dos equinos: observe-os de longe. Saindo do virtual, é fundamental que você esteja fisicamente próximo a um animal, mesmo que a uma boa distância, para quebrar esse “gelo”. Observar seu comportamento natural, a forma como se alimenta e seus movimentos usuais ajuda a estabelecer uma ligação com o equino.

Estabelecendo o contato

Quando, finalmente, você se sentir bem, aproxime-se totalmente do animal para que ocorra o contato físico. Escolha um cavalo calmo e faça carinho quando você estiver realmente pronto para isso. Esse processo pode ser auxiliado por um profissional ou pelo tratador do cavalo, por exemplo, que o conhece e que poderá lhe orientar nesse momento. Contudo, caso você sinta qualquer desconforto, afaste-se do animal.

Terapia

Caso você trave em algum dos passos anteriores, sofra com crises de pânico ou de ansiedade, o ideal é que você busque ajuda profissional. Psicólogos, terapeutas e até psicoterapeutas são indicados para essas situações, pois conseguem fornecer ferramentas capazes de ajudar a vencer o medo.

Para montar o animal

Caso o medo não seja especificamente do animal, mas de montá-lo, recomenda-se contratar um instrutor de equitação ou montaria. A experiência de montar um cavalo é única e requer habilidades por parte da pessoa que a realizará, devendo, por isso, ser acompanhada por alguém que entenda do assunto.

Relaxamento

Montar o animal com certa tensão é algo que deve ser evitado, haja vista que o animal é capaz de “sentir” o seu medo. Por isso, algumas técnicas de respiração para relaxar o seu corpo e a sua musculatura garantem uma montaria mais leve. Isso também consegue diminuir a ansiedade e favorecer a comunicação entre os dois.

Objetivos

O estabelecimento de objetivos que podem ser conquistados aos poucos se configura como alternativa para que a monta seja bem-sucedida. Sempre vá no seu ritmo e, se possível, contrate aulas para praticar isso aos poucos. Assim como em outras etapas, se você se sentir desconfortável em qualquer momento, volte atrás e não force.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Alimentação de Equinos
Terapias com Cavalo – Equiterapia

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 19-01-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.