Já que eu amo cavalos, a quais profissões posso me dedicar?

As carreiras do mundo equestre permitem associar o contato com os cavalos com uma remuneração

Lidando com cavalo - imagem ilustrativa

Criar e manejar cavalos é uma atividade satisfatória e que pode ser desenvolvida como um hobby. Entretanto, imagine ter o prazer de lidar com esses animais fascinantes diariamente e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro? Saiba que isso não só é possível, como já reúne milhares de profissionais em todo o mundo.

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, destaca que o cavalo sempre foi presença obrigatória e bem amada na vida do homem, o que faz com que todas as carreiras relacionadas aos equinos sejam muito procuradas pelos apaixonados pelo mundo equestre.

O “mercado” das atividades com os cavalos está cada vez maior e as possibilidades nesse setor aparecem como promissoras para quem, de fato, é apaixonado pelos equinos. A seguir, apresentamos algumas das principais carreiras para quem deseja receber para trabalhar com o que gosta:

- Veterinário

Em primeiro lugar, está a carreira mais evidente para quem ama qualquer tipo de animal. Boa parte dos veterinários têm se especializado nos animais de grande porte – como os equinos – para cuidar da saúde e da integridade deles diariamente e de forma intensiva.

- Técnico veterinário

Relacionada à carreira anterior, a de técnico veterinário demanda menos tempo para formação e apresenta atuação semelhante, lidando rotineiramente com os animais a contribuindo para que apresentem sempre boa saúde e para garantir um estilo de vida mais apropriado a eles.

- Técnico em prótese equina

Os cuidados com os dentes dos cavalos vão muito além da estética e estão relacionados também com a saúde deles, o que potencializa a profissão do técnico responsável pela prótese equina. Sua função é garantir boa saúde e boa condição dos dentes e da saúde bucal no geral, a exemplo dos cavalos que usam freios e bridões em competições.

- Ferrador

O processo de ferrageamento dos cavalos é considerado necessário para que a saúde dos cascos seja preservada e, consequentemente, todo o aparelho locomotor garanta bom desempenho aos animais. Além de ferragear, aparar os cascos e deixá-los em boas condições são algumas das tarefas do ferrador.

- Policial montado

Para quem deseja unir a paixão pela segurança pública com a paixão pelos equinos, essa é a carreira certa. Os policiais montados são aqueles que evitam crimes e controlam multidões de cima de um equino. Entretanto, é necessário, antes, tornar-se um policial regular para, então, poder trabalhar em uma unidade especializada na montaria.

- Instrutor de equitação

Os instrutores são os profissionais que lidam diariamente com animais e, também, com pessoas. Treinam crianças e adultos, ensinando-os a cavalgar e a se relacionar de forma mais amistosa com os cavalos. É comum que os instrutores se especializem.

- Cavalariço

Essencial para a rotina de propriedades que criam e cuidam de cavalos, os cavalariços são conhecidos também como tratadores e passam toda a sua jornada laboral cuidando dos equinos. Dentre suas obrigações, está a alimentação, a preparação, a limpeza de cocheiras e a preparação dos animais para os treinadores.

- Criador de cavalos

Por fim, a criação de cavalos envolve a criação de potros “perfeitos” para uma raça particular ou para uma disciplina específica. Esse profissional pode, ainda, lidar com toda a reprodução equina, desde os cuidados com garanhões e matrizes, até o cuidado com os potros recém-nascidos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Alimentação de Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Cavalus – cavalus.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 27-09-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.