Instalações para equinos: quais devem ser as principais construções?

Algumas construções são imprescindíveis para que as instalações destinadas à criação dos equinos sejam eficientes e funcionais

Instalações para equinos - imagem meramente ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, destaca que devido ao fato de que muita gente está descobrindo o prazer e a alegria que as atividades com o cavalo podem trazer, muitos centros hípicos estão surgindo no Brasil para atender a uma grande demanda de interessados.

Nesses locais, as instalações possuem papel determinante, uma vez que os animais dependem delas para serem criados. No entanto, ao contrário do que muitos criadores acreditam, elas não precisam ser altamente modernas ou complexas: basta que sejam funcionais, ainda que simples, o que facilitará o manejo dos cavalos.

Para construir instalações adequadas, é recomendado solicitar o auxílio de profissionais que entendam do assunto. A nível de conhecimento, apresentamos as principais construções das instalações para os equinos:

- Piquetes

Também conhecidos como áreas de pastejo, os piquetes são uma estrutura crucial não só para o manejo alimentar, como também para o bem-estar dos cavalos, que podem ser criados mais livremente. Consistem em uma área cercada, com matéria verde para o animal se alimentar durante boa parte do dia.

- Cercas

Como mencionado, nos piquetes, as cercas são necessárias para delimitar a área na qual o animal pode circular livremente. Os diferentes tipos ainda servem para evitar que eles fujam ou que entrem em contato com outros cavalos – quando isso for necessário. Requerem vistoria constante para o reparo de defeitos e para evitar que os animais se machuquem com elas.

- Baias

Quando confinados, as baias são os locais onde os equinos dormem e passam alguma parte do seu tempo. Além de proteção, também têm a missão de garantir conforto aos animais. É possível destacar, dentre os requisitos importantes para a construção de uma baia ideal, a determinação de dimensões que sejam adequadas ao tamanho dos cavalos, a possibilidade de ventilação e o caráter funcional e econômico.

- Cama

Dentro das baias, os animais ficam em um local conhecido como cama, que é composta de um material absorvente colocado sobre o piso, com a função de garantir conforto e higiene aos cavalos. Também é o local onde ele se deita e, somando esse fato ao de que ela “recebe” as fezes e urina do animal, sua troca deve ser diária

- Cocho e bebedouro

O local onde a comida é colocada é conhecido como cocho. Recomenda-se que ele seja instalado em local seco e limpo, com madeira, plástico, fibra ou outros materiais resistentes. Associado a ele, está o cocho para sal mineral, que precisa ser menor do que o de alimentação e deve estar disponível para os animais diariamente. Para a água, os bebedouros devem ser instalados de acordo com a necessidade dos equinos, haja vista que ela varia de acordo com uma série de fatores: o único detalhe importante é que a água deve estar sempre disponível, limpa e fresca.

- Feneira ou manjedoura

Dentro das baias, é possível construir um espaço reservado para a colocação de feno, conhecido como feneira ou manjedoura. Essa estrutura pode ser feita de ferro, de madeira, em rede ou construída até mesmo no chão.

- Depósitos e outras estruturas

Para a armazenagem de feno, ração e cama, os depósitos são estruturas necessárias, que devem garantir boas condições de conservação, ventilação e proteção. Mais do que os depósitos, outras estruturas desejáveis na equinocultura, por exemplo, são os cômodos destinados a guardar os equipamentos utilizados no manejo diário e a farmácia, com um estoque de medicamentos que podem ser necessários a qualquer momento.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas
Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Equideocultura: manejo e alimentação. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: Senar, 2018. 120 p,; il.
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 14-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.