Instalações para a criação de cavalos

As instalações assumem papel fundamental no sucesso da criação de cavalos

Cavalo e criador

A criação de cavalos é uma das atividades que requerem a utilização de técnicas precisas dos criadores. A partir disso, as instalações acabam sendo fundamentais para o sucesso dessa atividade, pois devem permitir aos criadores executar todas as técnicas da melhor forma possível.

O professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, Haroldo Vargas, explica que muita gente está descobrindo o prazer e a alegria que as atividades com o cavalo podem trazer. Por consequência disso, muitos Centros Hípicos estão surgindo no Brasil para atender a uma grande demanda de interessados, devendo estes serem bem planejados para garantir o sucesso desses centros.

Para a criação desses animais, é possível escolher entre dois sistemas:

- Extensivo, quando os animais são criados soltos, livres;
- Intensivo, quando os animais são criados com algumas finalidades, como a esportiva, também conhecido como sistema semi-estabulado.

Instalações

Para a criação de cavalos, as pastagens precisam ser separadas e cercadas por arames lisos, tábuas lisas de qualidade e mourões de madeira ou cimento, que precisam estar firmes e em um intervalo de doze metros. O arame farpado deve ser evitado, para que os animais não se machuquem. Para orientá-los, deve-se colocar uma ripa branca na parte superior da cerca, que deve ter de 1,40m a 1,70m de altura.

As cavalariças, geralmente construídas em formato de “U” ou “L”, também são fundamentais e precisam estar construídas longe de outras instalações, além de serem bem protegidas do vento. Para essa proteção, encostas, árvores ou outras maneiras podem ser aproveitadas para diminuir ou quase anular a incidência dos ventos.

Os boxes utilizados para os animais devem ter de 9 a 16 m². Cabe ao criador variar o tamanho de acordo com as raças que cria. Baias, por sua vez, devem ter de 3m a 4m de comprimento e aproximadamente 2m de largura. Para facilitar o deslocamento dos animais, corredores de circulação devem ter um tamanho satisfatório, de aproximadamente 2,4m de largura.

Ainda sobre as baias, elas devem possuir boa circulação, com janelas ou sistemas de saída de ar. Além de favorecer a circulação, as janelas também proporcionam aos animais contato com a claridade e luz solar. A iluminação durante o dia deve ser natural, o que faz com que as janelas favoreçam essa necessidade. Iluminação elétrica somente à noite e quando os animais forem alimentados, dado que não precisam dessa iluminação pelo fato de conseguirem enxergar muito bem, mesmo com pouca luminosidade.

A construção dessas estruturas deve ser feita com concreto ou com paredes de tijolos ou madeira reforçada. 4m é a altura máxima para essas construções e recomenda-se que cochos e bebedouros sejam de alvenaria, tomando o máximo de cuidado possível para que não haja nenhuma parte que possa ferir os animais.

Para facilitar a higiene do local e, assim, evitar doenças e outros problemas com a criação, recomenda-se também que o piso da cavalariça e dos corredores de passagem sejam de concreto, que são mais fáceis de serem limpos.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Reprodução de Cavalos

Fonte: Rural News – ruralnews.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 05-06-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.