Centros de equiterapia estão sendo muito procurados, é uma prática que pode ajudar pessoas com problemas psicológicos, psiquiátricos e ajuda a tratar síndromes e transtornos, é uma forma de tratamento alternativo que traz bons resultados. Entretanto, a professora Maria Gazzinelli Neves do Curso CPT de Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas, diz que as estruturas do centro fazem total diferença para o tipo de tratamento que será possivel de se fornecer no seu centro, não fique de fora dessa!
Essas são as acomodações necessárias em um Centro de Equiterapia. É necessário que a estrutura ou casa que funciona como recepção de praticantes e de seus familiares ofereça:
— A recepção não necessariamente precisa possuir uma estrutura luxuosa ou cheia de requinte, já que, muitas vezes, estruturas muito bonitas deixam de ser funcionais no dia a dia da lida com os praticantes e como os animais.
— A sala de espera, como um local simples, rústico, mas aconchegante, possui sofá de alvenaria e decoração relacionada ao cavalo, de modo a tornar o animal uma figura comum para o praticante. Os objetos de decoração utilizados não oferecem grandes gastos, mas harmonizam o ambiente e a torna agradável, tanto para os praticantes, quanto para os pais que vão esperar as sessões começarem.
— A sala de brinquedos ou jogos pode conter instrumentos musicais, livros, e material também utilizado na equitação lúdica, equipamentos simples para os praticantes de equiterapia e equitação. Alguns brinquedos são utilizados com finalidade fisioterápica, pedagógica, e outros apenas com finalidade lúdica.
— O escritório é o local onde funciona toda a parte administrativa e onde são realizadas as inscrições, matrículas dos alunos, matrículas de outros instrutores de equitação no caso de cursos oferecidos além da organização dos planos terapêuticos
— Nos consultórios são feitas avaliações fisioterápicas e psicológicas dos pacientes antes do início do plano terapêutico e das sessões propriamente ditas. Do lado de fora da casa, pensando nas normas de acessibilidade, o banheiro foi todo construído adequando ao praticante com deficiência física. Existem então as barras de acesso e a rampa para facilitar a movimentação do indivíduo. A porta é larga, respeitando as normas.
— A selaria é o local onde são mantidos e organizados os equipamentos para encilhamento dos equinos, desde embocaduras, até selas, mantas, mantas selas, e cilhões, para a prática das aulas de equitação e atividades com cavalo. Tudo deve ser armazenado e guardado, devidamente limpo e higienizado.
— O laboratório é utilizado para armazenar medicamentos básicos utilizados para o manejo de equinos. Deve ser um local ventilado e protegido da luz para conservação dos medicamentos.
— A rampa é uma estrutura fundamental em um Centro de Equiterapia. Ela pode ser feita de metal, com a plataforma de 80 cm de altura e área de 4 m². O comprimento total da rampa é de 6 metros e inclinação de 14,5%.
Como você observou, a estrutura pode ser simples ou sofisticada, não importa. O importante é que seja acessível a todos e funcional. Sobretudo, deve refletir os aspectos éticos de um Centro de Equiterapia, ou seja, oferecer, tanto ao praticante quanto aos profissionais que trabalham no centro, respeito, e, aos animais, o suporte para suas atividades.
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.