Formas de utilização do ultrassom veterinário na equinocultura

A utilização do ultrassom na criação de cavalos facilita a reprodução, diagnóstico de doenças, entre outros pontos

Criação de Cavalos

A realização de ultrassons veterinários na criação de equinos trouxe diversos benefícios. Dado que o aparelho consegue verificar as estruturas dos animais em tempo real, seja com a finalidade científica ou apenas no intento de verificar as condições deles no dia a dia, a sua utilização tem se tornado cada vez comum.

O professor do Curso a Distância CPT Reprodução de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini,  ressalta a importância e explica que a realização de um ultrassom não é válida apenas para a reprodução, como também para a criação no geral.

Outro ponto positivo do ultrassom é que esse procedimento não é invasivo, mas consegue apresentar imagens precisas de órgãos e estruturas internas do animal. Também permite diagnósticos cada vez mais exatos, que proporcionam mais segurança para a atuação do médico veterinário e para o desempenho do rebanho.

Confira a seguir alguns usos de ultrassom na criação de cavalos:

Reprodução

Com as novas técnicas de ultrassonografia é possível identificar o início das atividades reprodutivas dos animais de forma precoce. Isso resultou no aumento da produção de embriões durante o período da estação de monta e na eliminação de gastos com a realização de coberturas e tratamentos indutores de ovulação. Para a reprodução, o ultrassom também permite realizar o acompanhamento do ciclo estral, do desenvolvimento do embrião, das possíveis anomalias dos fetos e das condições em que o útero se encontra. Combinada com a palpação transretal, também auxilia no acompanhamento tanto em programas de prenhez, quanto em transferência de embriões, tornando possível também a avaliação de todo o trato reprodutivo dos animais.

Diagnóstico

Conforme dito acima, a ultrassonografia não é útil apenas para a reprodução de cavalos. Também é possível identificar de forma rápida situações de cólica equina, que é um dos principais problemas no sistema digestivo de equinos, o que faz com que seja possível evitar complicações maiores. O veterinário deve verificar a motilidade do aparelho digestivo, a anatomia topográfica e a dimensão dos órgãos.

Após essa análise, será possível identificar as causas dessa cólica e qual tipo de cólica o animal apresenta. Em muitos animais, as cólicas são causadas pela ingestão em excesso de alimentos fibrosos, inflamação no intestino grosso, obstrução causada por parasitas, acúmulo de gases no intestino do animal, entre outras. Identificar qual a causa ajuda na adoção do melhor tratamento.

Ortopedia

Há algum tempo acreditava-se que cavalos que possuíssem fraturas deveriam ser sacrificados por não conseguirem se curar. Essa crença vinha do fato de que havia muita demora no tempo de recuperação do animal e de que não existia diagnósticos precisos para definir a origem do problema. Felizmente, esse é um conceito superado e as fraturas podem ser curadas, mas precisam de rapidez no atendimento. Qual a função do ultrassom nisso? Simples: ele fornece imagens multiplanares de diversas estruturas do animal, o que permite identificar de forma rápida e precisa o problema.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Reprodução de Cavalos
Alimentação de Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 07-05-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.