Evolução histórica da relação entre o cavalo e o homem

Desde milhares de anos, os laços criados entre o cavalo e o homem foram se fortalecendo constantemente

Menina e cavalo - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, ressalta que o cavalo sempre foi presença obrigatória e bem amada na vida do homem. Ao longo do tempo, ele fez parte, inclusive, de episódios históricos importantes, configurando-se como um grande parceiro dos humanos.

Utilizado como um dos primeiros meios de locomoção, não é nada pretensioso dizer que, sem ele, provavelmente a sociedade não teria evoluído tão rapidamente. Que o cão é o melhor amigo do homem, todos já sabem; contudo, com certeza o cavalo também pode ser classificado como um.

O cavalo na linha do tempo

Há aproximadamente 55 milhões de anos o cavalo já existe no mundo. No entanto, foram necessárias várias transformações para que ele pudesse chegar à forma que conhecemos atualmente. 6 mil anos atrás, o homem passou a domesticá-lo e a desfrutar dos prazeres que os equinos proporcionam.

Naturalmente, o cavalo é uma presa. Por conta disso, se assusta fácil e evita qualquer situação de conflito. Porém, por ser um animal dócil, a relação com o homem se estabeleceu de forma harmônica.

O homem ajudando o cavalo

Mesmo encontrando registros de que, inicialmente, o cavalo era utilizado na alimentação humana, com a evolução do relacionamento entre os dois, o animal foi ajudado pelo homem. Isso porque, para que os homens pudessem se fixar, foi necessário retirar parte das florestas, o que tornou ainda maior a área das pastagens, fazendo que os cavalos tivessem uma vida menos agressiva e perigosa, aproximando-se do homem e preservando-a.

Cada vez mais próximos

Nesse contexto, com o surgimento de aldeias, houve a necessidade de locomoção para lugares cada vez mais distantes, com a intenção de caçar, por exemplo. Então, o equino se tornou útil e, com o desenvolvimento da agricultura e a implementação comercial, ele passou a ser indispensável.

Mais além dessa relação “profissional”, durante as viagens realizadas montados em cavalos, os homens passaram a compartilhar a atenção, o alimento e a água com os equinos, o que serviu como um elo entre os dois, aproximando-os e criando laços afetivos significativos.

Descanso para os cavalos

Mais tarde, logo após a chegada do automóvel, o cavalo foi aposentado em algumas de suas funções. Rapidamente, passou a trabalhar apenas em áreas rurais e, da mesma forma, evidenciou ser um animal forte e potente. Posteriormente, essa função também foi aliviada, graças à criação de sistemas auxiliares para a agricultura.

O cavalo na atualidade

Hoje, mesmo não estando mais tão presente na vida do homem, os cavalos se transformaram e instrumento de esporte e até de saúde. Por exemplo, há 7 atividades do hipismo praticadas de forma esportiva em competições internacionais.

- Terapias com cavalos

Mais do que práticas esportivas, é válido destacar que esses animais foram convertidos em uma poderosa ferramenta para a saúde humana. O desenvolvimento de terapias com cavalos, a exemplo da equiterapia, proporcionou a criação de mais um laço importante entre nós e eles.

Há inúmeros benefícios relacionados a distúrbios psicológicos e problemas motores que podem ser promovidos com a utilização de cavalos e, além deles, ela também possui potencial para estimular os sentidos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Vidanimal – vidanimal.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-11-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.