Estação de monta equina: como preparar os cavalos?

A estação da monta ocorre em época prevista, o que torna mais fácil preparar os animais para garantir o sucesso na reprodução

Monta Equina - imagem ilustrativa

Bruna de Freitas, professora do Curso CPT Reprodução de Equinos, destaca que a crescente demanda por cavalos de boa qualidade genética exige dos criadores de cavalos a adoção de muitas técnicas com o objetivo de obter animais geneticamente melhorados e em grande quantidade.

Nesse contexto, a escolha por uma ou por outra técnica reprodutiva é importante, mas não é o único fator a ser observado pelos criadores de cavalos. Na estação da monta, época em que os equinos apresentam comportamento sexual, para que se obtenha sucesso, é necessário que os animais estejam preparados.

Haja vista que os equinos são considerados animais estacionais, o período conhecido como estação da monta ocorre quando há uma maior incidência de luz, geralmente do início da primavera, com os dias durando mais e recebendo mais tempo de luz natural. Logo, quando os animais são bem preparados antes desse período, os resultados obtidos ao final dele são mais positivos.

A seguir, aprenda a preparar os cavalos para a estação da monta:

A preparação

Como a estação já ocorre em um momento previsto, não há motivos para que não se realize uma preparação. Alguns procedimentos são considerados básicos, mas essenciais, como a avaliação da condição reprodutiva dos garanhões, a partir de exames e do manejo adequado do sêmen desses animais. Em relação às éguas, exames de rotina também se fazem imprescindíveis, sobretudo para identificar o ciclo estral durante a estação. Para as mais velhas, recomenda-se realizar um acompanhamento ultrassonográfico do útero e uma avaliação ginecológica para que seja possível antever possíveis problemas e resolvê-los antes do início da estação.

A escolha

Se o objetivo do criador é obter animais geneticamente melhorados a partir da reprodução, o ideal é escolher sempre os melhores animais. Machos e fêmeas com alto padrão genético são as melhores opções, além de ser importante que eles possuam uma linhagem condizente com a espécie.

A suplementação

Criadores precisam entender que, quando a estação se inicia, poucas coisas contribuirão efetivamente para que ela seja um sucesso, uma vez que alguns procedimentos devem ser feitos antes. Por exemplo, a célula espermática só fica pronta em 60 dias, isto é, deve-se preparar o animal para que o momento em que ela esteja pronta coincida com a monta. Ao oferecer suplementos, tenha sempre em mente que o máximo de efeito que se conseguirá de benefícios com eles, será após ao fim desse período.

As técnicas reprodutivas

A monta natural não é tão eficiente quanto poderia ser, dado que, atualmente, há várias biotécnicas reprodutivas que podem potencializar a reprodução. Nesse caso, avalie a utilização de alguma delas, como a inseminação artificial, a transferência de embriões, a aspiração folicular e a sexagem fetal.

- A inseminação artificial

Além das outras, vale destacar que a inseminação artificial é considerada uma ferramenta da biotecnologia extremamente eficiente para a multiplicação efetiva de genética de qualidade no manejo reprodutivo dos equinos.

A limpeza

Durante o período em que os cavalos estão em repouso sexual, é comum que a sujeira se acumule no pênis e ele se torne uma fonte de bactérias. Por conta disso, o pênis do animal precisa ser lavado antes da reprodução, evitando-se, assim, que o útero da égua seja contaminado.

A testagem de diluentes

Utiliza-se diluentes para proteger o sêmen de contaminação bacteriana e para fornecer energia extra para o espermatozoide, garantindo mais tempo de vida e proteção térmica. O ejaculado dos garanhões tem que ser colhido para que se defina qual o melhor diluente para cada um deles.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Reprodução de Equinos
Inseminação Artificial em Equinos
Doenças de Equinos

Fonte: Cavalus – cavalus.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 29-07-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.