Esportes equestres: conheça o polo

O polo possui regras que lembram o futebol, mas é praticado de uma forma bem peculiar

Polo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, um dos professores do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades, tornando-se uma mania nacional.

Dentre as competições esportivas nas quais se utiliza o cavalo, o destaca-se o polo. Conceitualmente, esse esporte equestre possui quatro jogadores por equipe, que se enfrentam golpeando uma pequena bola de plástico ou madeira com um taco longo. O objetivo principal é marcar gols contra a equipe adversária, em tempos de sete minutos e meio.

História do Polo

Embora haja evidências de que as primeiras práticas do polo tenham ocorrido na Ásia, ainda não há uma origem mais precisa desse esporte.  Acredita-se que tenha sido introduzido no Egito, Grécia e na Índia pelos persas. Em 1859 foi criado o primeiro clube de polo, quando esse esporte ganhou certa popularização. Mais tarde, aproximadamente em 1870, o polo já era muito praticado na Índia britânica, com pequenos pôneis, difundindo-se, posteriormente, para a Inglaterra, com o nome de “hóquei a cavalo”.

Três anos depois, a Inglaterra foi palco do primeiro jogo oficial de polo, criando também seu primeiro clube de polo, local onde se estabeleceu o regulamento mundial para a prática da atividade. Com o passar dos anos, a modalidade popularizou-se e chegou à Argentina, país que, hoje, detém os melhores cavalos e jogadores de polo do mundo.

Como se joga o polo?

O polo foi esteve presente em 5 jogos olímpicos entre 1900 e 1936. Porém, foi retirado devido ao alto custo com o transporte e cuidado com os animais. Ainda assim, é uma modalidade praticada em vários países e que coleciona apaixonados por todo o mundo.

- Posições no polo

Como dito, cada equipe possui quatro jogadores, que recebem numeração de acordo com a posição que ocupam no campo:

1. Atacante
2. Atacante
3. Meio de campo
4. Defesa

- Estrutura e regras

. A partida de polo não é muito extensa, durando menos de uma hora. Cada período de tempo, que possui 7,5 minutos, recebe o nome de chukka. Entre cada chukka, faz-se uma pausa de 3 minutos e o número de chukkas é variável, sendo realizados de 4 a 6 em cada partida.

. A bola pode ser feita de madeira ou plástico, mas deve ser de cor branca.

. As balizas possuem 7,3m de largura.

. Para a prática do esporte, o campo deve possuir dimensões de 275m x 180m.

.  A altura dos animais deve ser de, no mínimo 1,52m e, no máximo, 1,60m. A cada dois chukkas, os animais devem ser trocados, ou seja, um único animal não joga toda a partida.

. Há controles veterinários durante a prova e os animais podem ser eliminados se a sua condição física for julgada insatisfatória.

. A partida é fiscalizada por três árbitros: um fora de campo e dois dentro, montados a cavalo.

. As equipes não permanecem no mesmo campo durante todo o chukka: a cada gol, deve trocar de lado e de baliza, evitando-se, assim, que seja beneficiada por alguma condição geográfica.

. Assim como no futebol, por exemplo, vence a equipe que tiver somado mais gols ao final do último chukka.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Doma Racional Interativa

Fontes: Wikipedia – pt.wikipedia.org
Regras do Esporte – regrasdoesporte.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 13-07-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.