Escolhendo a cerca para os piquetes

As cercas podem ser feitas de diversos materiais e variam em relação à durabilidade

Piquete - imagem ilustrativa

Maria Gazzinelli, professora do Curso CPT Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas, ressalta que o aumento na procura por centros hípicos e equiterápicos faz com que os proprietários invistam em locais com estrutura adequada para os cavalos.

A criação de cavalos e a construção de centros voltados à exploração desse animal depende muito de várias instalações. Por exemplo, os piquetes são necessários para que o animal passe um tempo livre. Eles são áreas nas quais os cavalos passam boa parte do seu tempo, e, geralmente, são cercados para a sua contenção.

Uma dúvida muito comum entre os equinocultores é em relação a qual cerca colocar em seu piquete, na tentativa de buscar uma considerada mais ideal. Ao questionar-se sobre qual a melhor, a resposta pode ser que a melhor cerca é aquela que mantém os cavalos dentro do pasto.

Entretanto, há alguns outros pontos que devem ser observados na hora da escolha. Conheça os tipos de cercas utilizadas nos piquetes:

Cerca de madeira pintada

As cercas de madeira pintada são as mais populares em todo o país e, por conta disso, acredita-se que ela seja a melhor opção. Além disso, proporciona um conforto visual e orna com o ambiente rural, levando à falsa sensação de que esse tipo é perfeito para essa finalidade.

Contudo, o “lado B” das cercas de madeira pintada está no fato de que ela exige reparo e manutenção constantes. Pensando pelo lado do custo de implementação, a princípio, a sensação que se tem é de uma opção que cabe no bolso. Todavia, além de demandar gastos constantes para reparação, há a possibilidade de as madeiras serem atacadas por pragas e de cavalos as quebrarem e se machucarem, demandando custos também com um médico veterinário.

Cerca com eletricidade

Por sua vez, as cercas com eletricidade são menos comuns, mas também são mais baratas para implementação. O ideal é que se utilize mais de um fio elétrico para que o animal consiga enxergá-los mais facilmente. As desvantagens desse tipo se concentram em dois principais pontos: no choque que pode causar nos animais e até em pessoas que estão envolvidas no manejo deles e nos custos com a energia elétrica, que passam a ser mais elevados. Requer verificação semanal da tensão elétrica.

Tubos de aço

Diferentemente da cerca de madeira pintada, a utilização de tubos de aço exige pouca manutenção, além de ser muito mais durável. Apesar de possuir alto custo para ser instalada, a cerca de tubos de aço pode até ser “esquecida” e garantem alta visibilidade para os equinos.

Cercas de PVC

O PVC tem se destacado por apresentar ótimas características, que justificam a escolha por ele. Além de prática, também é uma cerca bonita e leve que quase não exige manutenção. Também proporciona alta visibilidade, mas, mais uma vez, os proprietários esbarram nos altos custos para instalação.

Como definir qual a melhor cerca?

Algumas perguntas podem ser feitas para que você chegue à conclusão de qual a melhor cerca para os seus piquetes: Quanto posso gastar? Quanto tempo espero que durem? Como será a instalação? Quanto tempo os cavalos passarão no piquete, dentro dessas cercas? Após responder a essas e a outros questionamentos, certamente você conseguirá decidir qual tipo mais se aproxima das condições de que você dispõe.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Arquitetura Equestre – arquiteturaequestre.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-01-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.