Em que consiste a técnica horsemanship?

A técnica horsemanship é baseada na confiança entre cavalo e homem e permite com que o animal seja domado mais facilmente

Homem e cavalo - imagem meramente ilustrativa

Paulo Guilhon, professor do Curso CPT Doma Racional Interativa, destaca que as relações de confiança entre o homem e o cavalo propiciam ao domador o estabelecimento das atmosferas de aprendizagem para que os condicionamentos sejam estabelecidos ao longo dos treinamentos.

Horsemanship é o nome dado a uma técnica utilizada para o adestramento de cavalos que não faz uso de força, nem de coação e nem maltrata o animal, conhecida também como doma de cavalos avançada. Ela é desenvolvida a partir da confiança entre o domador e o animal, que aprende com exercícios repetitivos e por meio de sugestões de palavras-chave.

A utilização da técnica horsemanship é uma alternativa à doma tradicional, que permite um processo mais fácil e rápido ao domar os equinos e que promove uma interação mais verdadeira entre os dois. A partir do entendimento do instinto dos animais, realiza-se a doma de cavalos avançada.

Para conquistar a confiança dos animais, alguns passos podem ser seguidos:

Confiança

Para que se estabeleça uma relação de confiança, é necessário conquista-la primeiramente, dado que ela é a base necessária para facilitar a doma. O ideal é que, nos primeiros dias, o domador passe um tempo com o cavalo, permanecendo próximo ao animal e até escovando o pelo dele, para que seja possível criar essa primeira conexão. Após essa aproximação, certamente o animal confiará mais no domador.

É necessário ter em mente que, na natureza, os equinos são presas e não predadores. Por conta disso, se assustam mais facilmente e precisam de estar perto de pessoas para aprender a conviver com elas. Mesmo animais mais jovens, que ainda não serão treinados, podem passar por esse momento de aproximação para se acostumarem a conviver com outras pessoas.

Segurança

Com o estabelecimento da confiança, o estágio seguinte deve ser a garantia da segurança do domador durante o treinamento. Pela força e pelo porte, cavalos podem machucar os domadores facilmente, o que torna imprescindível garantir a segurança dessas pessoas.

Isso pode ser conseguido com algumas atitudes simples, como manter-se no campo de visto do animal para que ele não perca a referência da sua posição, conversar sempre com eles, não passar por trás e nem se sentar ou ajoelhar-se próximo a eles. A posição mais segura é ao lado esquerdo do cavalo, alinhado à orelha e perto da cabeça.

Devagar

Todo o processo deve ser feito com um passo de cada vez. Essa doma pode ser um pouco demorada e requer paciência, pois cada novo comando que o cavalo aprende deve ter alguma conexão com o anterior, para que ele consiga entender todos os comandos mais facilmente. Duas atitudes são cruciais para que cada passo seja dado calmamente: não desista e celebre cada progresso, por menor que seja.

Calma

Entenda que os cavalos não são animais que devam ser punidos, principalmente fisicamente. Logo, agressões, gritos, agressividade e/ou arremesso de objetos nunca deve ser uma opção para fazer com que o animal te obedeça. Além de perder a confiança conquistada, o animal também pode ficar agressivo e, como mencionado, a sua segurança pode ser comprometida. Converse sempre em um tom de voz calmo e baixo, corrigindo-o sem agressividade.

Recompensa

A celebração de cada progresso em outras palavras pode ser entendida como uma comemoração por parte do domador e como uma recompensa para o animal. Reforços positivos como petiscos ou carinho são uma forma de demonstrar ao cavalo que ele está acertando e isso acaba se tornando um combustível para que ele obedeça à doma de forma mais fácil.

Alguns reforços negativos também são uma opção, como puxar as rédeas ou pressionar o animal levemente com as pernas, quando se está montado. Entretanto, assim como relatado, nunca use métodos que assustem ou causem dor.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma

Fonte: VEDOVATI – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 31-05-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.