Dicas para o primeiro contato com cavalos

Saiba as melhores dicas para se aproximar dos cavalos sem medo!

Dicas para o primeiro contato com cavalos    Artigo CPT

 

Muitas pessoas têm medo de lidar com cavalos, porém, o professor Haroldo Vargas do Curso CPT Aprenda Montar e Lidar com Cavalos, elaborou as melhores dicas para você se aproximar deles. Cavalos são animais que aprendem muito rápido, são inteligentes e interativos, portanto o seu estado emocional sempre estará ligado a forma que o cavaleiro ou a amazona está se sentindo também.


O Primeiro contato
— A primeira vez que for lidar com um animal conheça-o primeiro, observando-o por alguns minutos.
— Observe-o no grupo, comendo, se é tranquilo no meio dos outros animais, se é dominador e se é atento a sons e ruídos.
— Procure saber como foi o manejo adotado anteriormente, se foi cabresteado e com que frequência.
— Deixe o potro vê-lo e observá-lo bastante. Fixe seu olhar nele constantemente. Aproxime-se, falando baixo, melodiosamente, tentando acalmá-lo.
— Sempre olhando para ele, caminhe em sua direção. Outros potros passarão por você, mas se o seu potro for junto, coloque-se frente a ele. Espere que ele fique parado, orelhas em pé, ou olhando para você. Quando ele relaxar um pouco, caminhe mais um passo em sua direção. Procure chegar perto e, com movimentos bem lentos, procure acariciá-lo. Deixe-o cheirar sua mão e o cabresto que você está segurando.
— Esfregue o cabresto no seu pescoço, lentamente, até passar a corda pelo pescoço. A partir daí não o deixe fugir. Se ele tentar sair, segure-o e comece novamente a acariciá-lo para conquistar a sua confiança.
— Coloque o cabresto e acaricie-o, para ele saber que não dói e é prazeroso. Faça tudo isso sempre conversando com o potro.


Alguns potros mais xucros podem exigir mais trabalho e necessitarem de um espaço menor.
Caso você não consiga na calma, vença-o pelo cansaço. Coloque-o em um redondel e rode-o muito até cansar. Então tente a aproximação. Se ele reagir, rode-o mais, até que deixe você aproximar com calma. Você estará vencendo-o, literalmente, pelo cansaço. Se ainda assim não conseguir, pare, respire, pense e observe seu animal, tente advir o que está errado. Cavalos aprendem dentro de uma lógica = Tentativa e Erro, Acerto e Recompensa.


Se errar, terá de repetir todo o processo. Quando o animal entende que fazendo o que queremos não terá de repetir o exercício, o fará corretamente, pois saberá que um carinho, um afago, um prêmio virá em seguida. Evite ensinar mais de uma novidade no mesmo dia. Isto poderá confundir o aprendizado e quebrar a confiança adquirida.


Crie uma metodologia e procure sempre repeti-la até que o aprendizado fique consolidado. Portanto, no início, sempre aproxime-se do mesmo lado, coloque o mesmo tipo de cabresto, mesmos comandos de voz e mesma sequência de andamentos. Não fique muitos dias sem contato com o seu potro. Se a chuva, uma doença, ou outro imprevisto o impedir de treiná-lo, tente ao menos escová-lo ou tratá-lo.


A confiança conseguida com o potro será determinante para que ele não seja rebelde e não saia correndo ou resista, quando você for pegá-lo. Os fatores que fazem um potro “fugir a galope” são:
⇒ Medo — É a emoção predominante no cavalo. Seu instinto de auto-preservação fazem-no ver o humano como um predador. Seu instinto é fugir do humano. Se, nos primeiros contatos, a relação não for de prazer, o potro continuará a ver-nos como uma ameaça. Se sofrer maus tratos, é óbvio que ele resistirá em ser apanhado.
⇒ Convivência em Grupo — Naturalmente o equino tem o hábito de viver em grupo. Seu instinto lhe diz que deve viver assim. Deixar o grupo pode ser um ato de insegurança.
⇒ Traumas — se as primeiras experiências ao ser cabresteado foram tratamentos dolorosos, agressões, castigos, tais como, serem amarrados na argola ou cerca por muito tempo, fome mesmo que momentânea, poderão levar o potro a resistência em ser pego no cabresto.
⇒ Punições — As punições aos animais que relutam em serem cabresteados, se aplicadas irracionalmente, poderão agravar a resistência do animal à aproximação e condução pelos homens.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

 

Eduardo Silva Ribeiro 04-05-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.