Descubra quais são as principais doenças dos cavalos

São várias as doenças que podem ser causadas por bactérias, parasitas e até por má alimentação

Cavalo doente

Os cavalos já existem há mais de 50 milhões de anos e também fazem parte da história do nosso planeta. Herbívoros, isto é, animais que se alimentam de vegetais, são sociáveis e não costumam viver sozinhos. São mais de 400 espécies espalhadas pelo mundo e podem ser usados com várias finalidades, inclusive esportivas.

O veterinário e professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, explica que muitas doenças podem ser causadas por conta de um manejo alimentar ruim, o que acaba gerando prejuízos econômicos ao criador e à saúde dos cavalos criados.

Ainda, um bom criador é aquele que conhece o seu animal e consegue perceber qualquer alteração nele, por mínima que seja. Isso se torna fundamental para detectar doenças logo no início para, então, poder tratá-las.

Conheça a seguir as principais doenças dos cavalos:


- Tétano

É causada por uma bactéria que encontra as feridas do animal o lugar ideal para se instalar. Ao perceber a presença de feridas, não espere que se cicatrizem naturalmente, por menores que sejam. Isso porque os cavalos são muito susceptíveis a infecções. Lave suas feridas com água corrente e limpe-as com soro fisiológico. Depois, aplique uma solução antisséptica. No caso de feridas simples, após esses procedimentos elas podem ficar expostas ao ar. Feridas graves, com secreções, mau cheiro e inflamadas devem ser examinadas o quanto antes por um veterinário. Para prevenir essa doença, o cavalo pode ser vacinado uma vez ao ano.

- Gripe

Cavalos gripados apresentam febre alta, tosse seca, conjuntivite, cólica e fraqueza. Isso faz com que os animais percam o apetite e comam pouco, o que pode acabar evoluindo para uma bronquite. Essa doença não pode ser eliminada. O tratamento feito com antibióticos serve apenas para minimizar os sintomas. Assim como o tétano, os cavalos podem receber vacina para prevenir a gripe.

- Caxumba

A caxumba é mita contagiosa e é de fácil detecção. Os animais doentes apresentam os gânglios linfáticos inchados na área da mandíbula.

- Cólica

Em humanos a cólica não é considerada grave. Porém, nos cavalos, é uma das principais causas de morte. A boa qualidade da água e dos alimentos que os animais consomem são uma das soluções e formas de prevenção dessa doença.

- Encefalite

É causada por picadas de mosquitos e é grave, provocando uma inflamação cerebral que pode levar a convulsões e paralisia do animal. O criador pode tentar prevenir com vacinas, mas desinfetar os locais onde os animais habitam, bem como a separação e isolamento de animais doentes também podem ajudar.

- Laminite

A interrupção do fluxo sanguíneo para a lâmina do casco do cavalo provoca uma inflamação, chamada de laminite. Isso pode ocorrer devido a uma superalimentação dos animais.

- Carrapatos

Esses parasitas também podem provocar diversas doenças, como é o caso da doença de Lyme, ou erliquiose equina, que causa febre, rigidez muscular, abortamentos, entre outros sintomas.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos – Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos e Reprodução de Cavalos.

Fonte: Meus animais – meusanimais.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 26-10-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.