Construindo as melhores baias para os cavalos

A baia é o local onde o cavalo passa a maior parte do tempo e precisa oferecer conforto a ele

Baias para cavalos

A baia é o local onde os cavalos descansa e tem interferência direta no bem-estar dos animais, requerendo atenção dos criadores. Por conta do tempo que os animais passam nesse local, é fundamental que elas proporcionem condições propícias para os animais, garantindo o mínimo de conforto.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância e Online CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, ressalta que as instalações devem estar em perfeitas condições para os animais, uma vez que são o abrigo e o local de descanso deles.

A primeira característica a ser pensada é o tamanho, que precisa ser adequado ao animal que viverá nela. Animais que vivem em baias pequenas e fechadas tendem a ficar mais estressados e, por consequência, diminuem o seu desempenho. Além disso, a temperatura, iluminação e localização também devem ser favoráveis, para garantir o bom desempenho deles.

Características

Além de proteger contra o solo e chuva, as baias precisam também de:

- Conforto: as dimensões devem atender a um mínimo de 16m², isto é, 4mx4m. Com isso o animal poderá movimentar-se mais tranquilamente.

- Cochos e bebedouros: devem estar instalados em locais mais altos, aproximadamente 30 a 60 cm do chão, apresentando profundidade mínima de 20 cm para facilitar o acesso.

- Automatização: há alguns cochos que são automáticos e se tornam práticos na reposição de água e alimento, o que mantém o animal satisfeito e aproveita o tempo do criador.

- Piso: dentre as várias opções, é possível escolher qualquer um, como cimento recoberto com serragem ou maravalha e até pisos sintéticos. Todos devem ser higienizados para que não propiciem a proliferação de fungos e bactérias.

Principais erros na construção de baias

Local inapropriado

Muito produtores costumam situar as baias em locais onde há bastante movimento e que sejam mais propensos a acidentes com animais. Áreas baixas também devem ser evitadas, para que não acumulem água da chuva.

Baias menores para que sejam mais baratas

A partir da dimensão sugerida acima, é comum que criadores prefiram construir baias menores para reduzir os custos com a construção. Pode até ser que, em um primeiro momento o criador sinta a economia, mas futuramente os animais poderão sofrer contusões, fazendo com que se tenha que gastar com tratamentos.

Materiais inadequados

Pode-se utilizar materiais de borracha para as camas e pisos, o que favorece o bem-estar dos animais. Uma vez que nós também gostamos de conforto, essas camas de borracha também proporcionam uma noite mais tranquila para o animal. O piso precisa ser macio, absorvente, de fácil limpeza e desinfecção, impedindo a proliferação de bactérias e fungos. Janelas ou sistemas de circulação de ar também são importantes para o conforto do animal.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT, da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Como Comprar Cavalos
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-02-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.