Conhecimentos básicos sobre os cavalos

Apesar de ter personalidade forte, animal é dócil e pode se tornar um grande amigo do homem

Cavalos - imagem meramente ilustrativa

A história não nega: o cavalo sempre esteve presente na vida do homem e, ainda hoje, é um animal próximo e amado pelo ser humano. Com personalidade forte, mas capacidade de ser dócil e companheiro, o cavalo vem conquistando criadores por todo o mundo não só para trabalho, como também para lazer e o esporte.

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, exalta o animal, mas ressalta que não basta amá-los para poder criá-los. É preciso ter conhecimentos básicos sobre o animal, a espécie e estar disposto a suprir todas as necessidades além de alimentação e bem-estar.

O contato com o animal

O primeiro passo sempre é o contato com o animal. Na natureza, são animais que andam sempre em grupo e obedecem ao líder. Então, para conquistar sua confiança, você precisa fazer com que ele entenda que você é o líder dele. Também na natureza, são presas fáceis, o que faz com que esse animal se assuste com qualquer movimento brusco.

Para estabelecer um contato mais amistoso, fale sempre com a voz doce e tranquila, o que facilitará a lida. Fique atento também a sinais corporais, pois cavalos se comunicam através deles. Entender suas posturas e sinais te ajudará a compreender o que ele deseja ou sente, inclusive podem demonstrar que estão doentes apenas com a linguagem corporal.

Anatomia

Relacionado ao ponto anterior, conhecer a anatomia do animal é importante para entender como ele se comunica. Sua anatomia exterior é composta por quatro partes, cada uma delas composta por outras partes menores:

- Cabeça
- Pescoço
- Tronco
- Membros

Dentição

É de conhecimento popular que os dentes são importantes nos cavalos. Isso porque com uma simples avaliação de sua arcada dentária, é possível saber sua idade e o tipo de nutrição do animal. A coloração, formato da superfície de mastigação, número de dentes e a presença do sulco galvante são aspectos fundamentais para avaliar a dentição equina.

Instalações

Ao decidir criar um cavalo, é preciso entender que a estrutura para tal não é tão simples. Para garantir a saúde, o bem-estar e a correta alimentação, é preciso dispor de várias estruturas, tais como: baias, cocho para alimentação, local para o feno, bebedouros, cocho para sal mineral, cama e um depósito para armazenar os itens utilizados no manejo.

Alimentação

Para garantir um bom desenvolvimento do animal, a nutrição é peça-chave. Isso porque cada espécie possui uma exigência nutricional diferente, além de ser necessário promover nutrientes também de acordo com a fase da vida em que o animal se encontra e o tipo de atividade que ele desempenha. Além disso, é imprescindível dar atenção à água, que deve estar sempre fresca e ser oferecida abundantemente.

Principais doenças

Qualquer animal está sujeito a doenças, mesmo com boas condições de manejo. Dentre as principais doenças que atacam os equinos, estão: cólica equina, muito comum devido a uma alimentação em excesso ou incorreta; influenza equina, uma espécie de gripe equina; encefalite equina, que prejudica o sistema nervoso do animal; e a anemia infecciosa, que causa febre e debilita os animais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos
Como Avaliar a Pelagem e Idade de Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.