Conheça melhor a raça Mangalarga Marchador

A raça é uma das mais conhecidas no mundo e destaca-se pela marcha perfeita

Cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, um dos professores do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade, pois houve um aumento no número de competições equestres em diversas modalidades e elas se tornaram uma mania nacional.

Nesse contexto, as raças com as melhores aptidões para o esporte se destacaram e ficaram muito conhecidas em todo o mundo, como é o caso da raça Mangalarga Marchador. Conheça um pouco mais sobre ela:

História

Durante a colonização, foram trazidos para o Brasil cavalos das raças Andaluz e Alter, pelos colonizadores. A Família Real Portuguesa, por sua vez, trouxe os melhores cavalos da Coudelaria Real Alter do Chão, exercendo influência importante na formação dessa nova raça de equinos.

Após o cruzamento dessas raças, deu-se origem a uma raça com características exemplares, como bom andamento, nobreza, docilidade, caráter e resistência. Desde que foi criado, o cavalo Mangalarga é considerado uma raça boa tanto para o trabalho, quanto para o esporte. No esporte, destaca-se no “Enduro”.

A marcha é sua principal característica, por isso a raça é muito conhecida como “mangalarga marchador”. O cavalo apresenta passo acelerado e regular, o que garante ao cavaleiro uma marcha suave e confortável, sendo uma das mais prestigiadas em todo o mundo.

Principais características

Os cavalos mangalarga marchadores são de porte médio, ágeis, fortes e apresentam estruturas e membros em tamanhos proporcionais. Ainda, possuem aparência saudável e são vigorosos. Destacam-se, na:

Aparência

Possuem pele fina e suave, além de aparência calma. Seu pelo é sedoso e seu temperamento é, ao mesmo tempo, ativo e dócil. Possui membros musculosos e peito fundo

Altura

Machos apresentam, geralmente, altura próxima a 1,52m, enquanto as fêmeas apresentam cerca de 1,46m.

Coloração

Apresentam as cores cinza, baio e castanho como predominantes, mas é possível encontrar cavalos de várias cores.

Marcha

Como dito, apresenta marcha rápida e suave, com aspecto natural. Suas patas se movem alternadamente lateralmente e diagonalmente. Por conta disso, apresenta apoios triplos em alguns momentos.

Seu tipo de marcha é ideal para pessoas que gostam de uma cavalgada mais confortável. Ainda, o animal não trota, mas se movem em meio ao galope. Garante, na cavalgada, agilidade, velocidade e boa resistência, além de um andamento seguro.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Cultura Mix.com – animais.culturamix.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 03-03-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.