Conheça e entenda o que é um neonato

Durante os primeiros dias de vida, os neonatos passam por um processo intenso de adaptação à vida fora do útero

Cavalo e potro - imagem ilustrativa

Se investigarmos a etimologia da palavra “neonato”, podemos perceber que ela é formada por duas partes: “neo”, que significa “novo” e “nato” que se refere ao nascimento. Logo, trazendo-a para o contexto da criação de cavalos, depreende-se que ela se refere aos potros recém-nascidos.

A preocupação com esses animais que acabaram de chegar ao mundo se justifica pelo fato de que a primeira semana de vida, sobretudo as primeiras 48 horas, são as mais críticas para esses animais, uma vez que são muito sensíveis e requerem cuidados específicos por parte dos criadores.

Fabiana Garcia, professora do Curso CPT Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma, explica que é necessário conhecer melhor os potros neonatos e entender a fundo como eles devem ser manejados, pois a maior parte das mortes de potros ocorre nos primeiros dias de vida deles.

Os primeiros passos de um neonato

A partir do momento em que nascem, os neonatos fazem uma espécie de “transição” em relação à forma de viver: como antes eram um feto e dependiam totalmente da égua para realizar funções fisiológicas vitais, agora eles precisam se adaptar à vida for do útero, passando pelo processo de maturação de todos os órgãos e funções. O período definido como neonatal compreende os primeiros 30 dias de vida desse animal.

Adaptação e maturação

Destaca-se que o fim do parto significa o início de um período importante de adaptação e maturação do potro, pois, mais ou menos intensamente, todos os órgãos passarão por mudanças até que estejam completamente amadurecidos. Enquanto alguns se adaptam mais rapidamente, outros podem levar tempo, inclusive de um indivíduo para o outro. Ainda, de forma natural, os potros são “obrigados” a se adaptarem à nova vida se quiserem continuar vivendo.

Sistemas e funções

Quando o final da gestação já está bem próximo, esses indivíduos começam a se preparar para a vida extra-uterina, com a ativação dos órgãos endócrinos para que hormônios essenciais sejam produzidos. Outros processos biológicos também são imprescindíveis para o desenvolvimento funcional e estrutural de vários tecidos e para a ventilação pulmonar e a gliconeogênese.

Potro ou cavalo?

É importante entender que potros não são cavalos pequenos, isto é, o organismo do animal que acabou de nascer não funciona da mesma forma que o organismo de um cavalo adulto. Isso porque o neonato possui uma forte memória fetal, o que implica no fato de que estresse e doenças podem atrasar a transição da fisiologia fetal para a fisiologia pediátrica ou causar outros problemas. Por conta disso, torna-se difícil identificar em potros doentes em qual o estágio de transição ele está, dificultando também a definição de um tratamento efetivo e eficiente.

Principais cuidados

Para garantir um crescimento correto e saudável, os cuidados de manejo com os neonatos precisam ser seguidos pelos criadores. Por exemplo, a ingestão do colostro deve ser feita durante as 6 primeiras horas de vida do potro, o que garante o fortalecimento do sistema imunológico desse animal. Ao observar que o potro não o ingeriu, medidas devem ser tomadas para fornecer essa imunidade e ele, como a utilização de um banco de colostro.

As fezes precisam ser observadas, pois, após a ingestão do colostro, elas adquirem uma consistência mais pastosa e parte delas podem ficar presas ao ânus do animal que, consequentemente, terá dificuldade ao defecar novamente. Por fim, o umbigo que mantinha o animal ligado à mãe tem que ser desinfetado para que caia e para evitar que moscas ou bicheiras se instalem no local.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fontes: Cavalus – cavalus.com.br
Blog Tudo Vet – tudovet.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-05-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.