Como treinar os cavalos para o cabresto e a sela?

O cabresto e a sela são acessórios necessários para a realização de várias tarefas

Cavalo com cabresto - imagem ilustrativa

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, destaca que é fundamental conhecer o animal para que, antes da realização de qualquer atividade, seja possível estabelecer uma relação de confiança entre ambas as partes e para que o animal aceite os comandos e os equipamentos de forma natural.

O ato de domar cavalos não é tão fácil quanto parece e deve ser realizado apenas com muito conhecimento, pois o cavalo possui muita força e pode ser extremamente agressivo. Para tal, recomenda-se a doma racional, que constitui uma metodologia eficiente no preparo do cavalo, para que ele possa ser utilizado como um bom parceiro para o homem.

O cabresto

O cabresto é um arreio de cordas ou de couro que serve para controlar a marcha do cavalo. É firmado na cabeça do animal e é o acessório mais comum utilizado na criação de equinos. Na hora de colocá-lo, contudo, o treinador deve estar preparado:

- Mãos

Para que a tarefa de colocar o cabresto seja facilitada, é fundamental que o cavalo se acostume a ter as mãos do seu tutor em sua cabeça, orelhas e pescoço. Eleve-as de forma lente até o animal e repita essa ação até que ele aceite o toque sem nenhum problema. Não o assuste com movimentos bruscos e nem saia do seu campo de vista.

- Costume

Com o intuito de acostumá-lo ao acessório, deixe que o animal o fareje em suas mãos por alguns dias. Depois, coloque-o sobre a cabeça e o focinho sem afivelá-lo. Só o afivele quando o animal demonstrar que está confortável com o acessório.

A sela

Por sua vez, a sela é uma estrutura de suporte que se amarra ao dorso dos animais de montaria para que o condutor possa assentar-se. Há vários tipos de sela que podem ser empregadas para várias tarefas. Para que o animal a aceite, é necessário:

- Apresentação

Assim como com o cabresto, o animal deve se acostumar com a sela em seu lombo. Permita que ele cheire, veja e que escute os sons que ela pode fazer, o que tornará a aceitação mais tranquila.

- Baixeiro ou manta

Ao perceber que o cavalo está mais familiarizado com a sela, coloque o baixeiro ou a manta em seu lombo e deixe por alguns minutos. Caso o animal apresente reação negativa, remova o acessório e deixe que ele se acalme. Quando a sela se adapta perfeitamente à anatomia do animal, dispensa-se o uso desses acessórios.

- A sela

Coloque a sela de forma paciente no animal, acariciando-o e falando com ele para que se mantenha calmo. Deixe-a por pouco tempo e remova-a, repetindo o processo nos dois lados do cavalo.

- Outros detalhes

A cada dia que se passe, aperte um pouco mais o látego e habitue-o aos estribos, o que tornará, para o equino, mais fácil acostumar-se com a sensação de carregar esses objetos. É importante ressaltar que esse processo deve ser realizado de forma gradual, permitindo que o animal se acostume com cada elemento da sela de forma individual, antes de introduzir outro.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doma Racional Interativa
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 26-10-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.