Como renovar o meu pavilhão de baias?

As baias são os locais onde os cavalos passam boa parte do seu tempo e, por conta disso, precisam garantir conforto aos animais

Cavalo na baia - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, destaca que muita gente está descobrindo o prazer e a alegria que as atividades com o cavalo podem trazer. Em consequência, muitos Centros Hípicos estão surgindo no Brasil, para atender a uma grande demanda de interessados.

Criadores de cavalos precisam de um local onde possam manejar os equinos, seja para alimentá-los, ou para que esses animais descansem, por exemplo. Esses locais são conhecidos como baias, servindo também para protegê-los de fatores climáticos, como chuvas, vento, frio ou sol forte.

É muito comum que, nas propriedades em que se cria cavalos, haja um pavilhão onde se localizam as baias para todos os animais. Esse espaço é construído para abrigar toda a criação e deve ser renovado periodicamente, de forma a garantir que os cavalos estejam vivendo em um local adequado.

O que se deve garantir em todo o pavilhão de baias?

Alguns pontos relacionados às baias, que impactam diretamente no bem-estar dos cavalos, devem ser considerados no projeto de renovação, como: o tamanho das baias, a ventilação do local, a iluminação, a funcionalidade e o conforto para os animais. Após a renovação, deve-se cuidar da higiene das instalações para evitar o surgimento de doenças nos cavalos.

Confira a seguir algumas dicas para renovar o pavilhão de baias da sua propriedade:

- Em primeiro lugar, é necessário cuidar de toda a estrutura, garantindo que ela possua uma base sólida e evitando-se, dessa forma, problemas futuros. Recomenda-se que um profissional seja contratado para auxiliar nesse processo.

- Realizar pesquisas ajudará nesse processo, pois será possível visualizar diferentes layouts e designs, além de conhecer novas funcionalidades que podem ser agregadas ao seu novo projeto.

- É fundamental que o criador de cavalos tenha em mente a importância de três pontos: plano, orçamento e prazo. Deve-se planejar toda a renovação, dando atenção ao orçamento e deixando uma margem para emergências, além de definir um prazo que seja realista e não utópico.

- Atenção às medidas! O tempo todo deve-se verificar se as medidas estão de acordo para que seja possível realizar mudanças, caso seja necessário. O tamanho padrão de uma baia é de 3,2m x 3,5m.

- Preze sempre pela qualidade de todos os materiais utilizados, pois o “barato” quase sempre sai caro. Em se tratando do cuidado com os cavalos, dar atenção a esse ponto é extremamente importante.

- A organização em todo o processo o facilitará ainda mais. Tenha sempre o controle de fornecedores, materiais, gastos e todos os aspectos que envolvam a renovação do seu pavilhão.

- Busque estar sempre informado, pois sempre haverá algo de novo que você possa agregar ao seu projeto. Lembre-se que nunca existirá um projeto perfeito, mas que é essencial garantir uma realização exitosa do seu.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Reprodução de Cavalos

Fonte: Cavalus – cavalus.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 09-12-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.