Como realizar a limpeza das baias?

Além de garantir mais saúde aos cavalos, baias limpas e higienizadas proporcionam melhor qualidade de vida

Cavalo na baia - imagem meramente ilustrativa

Haroldo Vargas, um dos professores do Curso CPT Como Montar Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, ressalta que, devido ao fato de que muitas pessoas estão descobrindo o prazer e a alegria que as atividades com os cavalos podem trazer, cada vez mais centros hípicos têm sido construídos.

Nesse contexto, a construção de estruturas que visem a abrigar os equinos demanda experiência por parte dos equinocultores, para que o manejo desses locais seja realizado corretamente. Além de garantir condições mais higiênicas aos animais, também proporciona benefícios psicológicos a eles.

Por que devo manter a baia sempre higienizada e limpa?

Em qualquer criação de animais, o local onde eles vivem influenciará muito na saúde deles. No caso dos equinos, devido ao fato de que passam muito tempo dentro do estábulo, fica fácil perceber porque manter esse local sempre limpo e higienizado é importante. E isso significa proporcionar um lugar arejado, confortável e sem o acúmulo de urina, fezes e restos de alimentos – que ocasionam doenças.

Os benefícios de uma baia sempre em perfeitas condições de higiene vão muito além da organização dos estábulos e contribuem para a satisfação e felicidade dos cavalos, contribuindo, ainda para o favorecimento da relação entre os animais e seus criadores.

Como realizar a limpeza das baias

O processo de limpeza segue alguns padrões, independentemente do tipo de cama utilizado no local:

- Limpeza diária

Após o recolhimento das fezes de dos restos de alimentos, as camas devem ser lavadas e esfregadas com solução desinfetante. É necessário escorrer também a urina e os restos de fezes para o ralo. O estrume recolhido não pode ficar muito próximo do local das baias, com a finalidade de evitar odores e a transmissão de doenças.

- Cochos e bebedouros

Cochos e bebedouros podem ser locais de acúmulo de alimentos e, consequentemente, de microrganismos nocivos. Ao retirar todos os restos de alimento que possam estar acumulados, o seguinte passo consiste na limpeza das cocheiras com uma escova e água corrente – repetindo-a ao final de cada refeição. Para os bebedouros, aconselha-se dar preferência aos de ferro, fibra ou plástico, em oposição aos de cimento.

- Limpeza semanal

Recomenda-se realizar uma limpeza semanal também, além da diária. Uma opção utilizada pelos criadores é a “vassoura de fogo”, que tem como principal função eliminar possíveis parasitas e diminuir as chances de tornar o local um grande propagador de doenças. Tetos e paredes não podem ser deixados de fora dessa limpeza.

- Soluções para a desinfecção das instalações

Algumas soluções podem ser elaboradas para realizar a desinfecção das instalações, a saber:

i. Solução de iodo
Misture 20 litros de água com 200 ml de tintura de iodo a 10%, utilizando um agitador de madeira.

ii. Solução de hipoclorito de sódio
Misture 20 litros de água com 200 ml de hipoclorito de sódio a 10%.

iii. Solução de creolina
Misture 20 litros de água com 400 ml de creolina.

iv. Solução de cruzwaldina
Misture 20 litros de água com 600 ml de cruzwaldina.

É imprescindível que o aplicador utilize equipamentos de proteção individual na pulverização de uma dessas soluções nas baias. Todos os produtos utilizados podem ser encontrados em lojas especializadas. Por fim, utilize uma das soluções apenas no piso, sendo proibido utilizá-las nas cocheiras e nos bebedouros.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas
Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 12-11-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.