Como proceder para uma correta alimentação de cavalos?

Cavalos bem alimentados produzem melhores resultados

Cavalos comendo

Na criação de cavalos, a alimentação deve ser uma das principais preocupações do criador. Isso porque ela exerce influência direta na saúde do animal e também é responsável pela maior parte do investimento na criação. Dado que esses animais são de grande porte e realizam trabalhos pesados, eles precisam de uma alimentação correta para que consigam desempenhar com sucesso todas as suas atividades.

O professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, esclarece que cerca de 60% dos custos de manutenção de um cavalo são referentes à alimentação, que determinará os resultados técnicos e econômicos que serão obtidos na criação de cavalos.

Qual alimento devo oferecer?

Em primeiro lugar, o alimento oferecido ao cavalo deve ser de qualidade, dando preferência aos alimentos naturais, como o feno, erva, aveia, cenoura e as forragens. Rações são fundamentais para suprir necessidades nutricionais. Com a intenção de alcançar níveis ideais de energia e proteína, de acordo com a atividade que ele desempenhará, pode-se oferecer uma complementação alimentar ao animal.

Devo oferecer ração?

Como dito acima, sim. Ela atua como complemento à alimentação natural, oferecendo ao animal “o que está faltando” e suprindo nutrientes que os alimentos naturais não oferecem. Porém, deve ser de boa qualidade e de procedência, seja peletizada, farelada, extrusada ou laminada.

Quanto devo oferecer?

Para cavalos de até 500 kg, não é recomendado oferecer mais de 2kg de ração por dia. A frequência durante o dia é variada, cuidando para que se ofereça pouca quantidade várias vezes ao dia, pois a conversão é melhor dessa forma.

Ao trocar a ração por outra marca ou textura, por exemplo, deve-se realizar a troca aos poucos, isto é, lentamente, em um período de 20 dias. Isso evita que o animal produza alguma reação gástrica ou intestinal.

Recomenda-se que seja feita uma análise minuciosa da ração antes de oferecer ao animal, observando suas reais necessidades. Isso porque a alimentação precisa produzir o melhor resultado no cavalo, pois fará diferença em seu desempenho.

Hidratação

A água também é vital para esses animais. Um consumo abaixo do ideal pode levar o animal à morte, pois ela mantém as funções vitais do animal. Mas, nunca ofereça logo após o exercício: espere o cavalo voltar ao descanso e só depois deixe-o beber água à vontade.

Veterinário

Mais além da correta alimentação, uma visita regular ao veterinário também é importante para que se possa avaliar as reais condições do animal. Em casos de doenças, por exemplo, é possível definir uma alimentação correta para que o animal se recupere de forma mais rápida. Caso haja alguma dúvida em relação ao manejo alimentar, somente um veterinário poderá orientar e “receitar” qual a melhor opção para nutrir o seu animal.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Cultura Mix – animais.culturamix.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 11-03-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.