Como lidar com cavalos ansiosos?

Geralmente, a ansiedade é causada por confusões mentais ou por medo que os cavalos sentem

Cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, destaca que para cuidar de equinos, primeiro, é necessário aprender a pensar como eles pensam e enxergar a partir do seu ponto de vista, compreendendo e estudando o seu comportamento natural.

Criadores de cavalos sabem que esses animais são temperamentais e que, além disso, conseguem sentir nossas emoções. Por conta disso, podem acabar absorvendo alguns comportamentos tipicamente humanos, como é o caso da ansiedade. Cavalos ansiosos tornam-se mais difíceis de lidar e, no caso de animais de competição, caem de rendimento.

Nesse contexto, é fundamental que o cavaleiro esteja preparado para lidar com o animal ansioso. A ansiedade pode se manifestar de forma perceptível ou, em alguns casos, bem sutilmente. Dentre as principais causas da ansiedade, é possível apontar uma confusão ou medo na mente dos equinos, que pode ocorrer por vários motivos.

Logo, o primeiro passo para ajudar o cavalo a lidar com esse problema é entender o que está provocando a sua ansiedade. No geral, são sete os principais “medos” que podem desencadear a ansiedade nos equinos:

- Objetos como rochas, equipamentos agrícolas, carros, edifícios e latas de lixo;
- Situações a que são submetidos;
- Sons, altos e/ou inesperados, sibilantes ou sussurrantes;
- Lida/manejo, ao serem utilizadas máquinas de raspas, injeções ou ferrageamento;
- Lugares, principalmente quando são novos, isto é, nova baia, novo trailer ou locais de competição, por exemplo;
- O próprio trabalho;
- Outros animais, a exemplo de pássaros, vacas, cabras, ovelhas ou animais selvagens e até outros cavalos.

Para lidar com todos esses tipos de medo, há duas opções, que podem ser aplicadas a quase todos eles: submeter o animal a repetições, para que “se acostume” com esse medo ou remover a causa para evitar que o animal se sinta mal. Observe o animal e determine o grau do medo que ele apresenta.

O que fazer para ajudar a aliviar a ansiedade?

- Um passo de cada vez

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que animais ansiosos são, ao mesmo tempo, tensos. Em virtude desse comportamento, deve-se evitar aumentar ainda mais a tensão do animal, exigindo ainda mais dele. Comumente, apresentam, também, limitações – físicas e mentais –, que devem ser reconhecidas e entendidas pelo cavaleiro.

- Comunicação

Um dos pilares de uma boa relação entre cavalo e cavaleiro é o estabelecimento de uma boa comunicação entre ambos. Os equinos não executarão qualquer comando simplesmente por gostarem ou não de seus criadores, mas sim por entenderem de forma clara e consistente o que se espera deles.

- Auxílios

A recompensa por obedecer corretamente ao comando dado pode ser um excelente auxílio para que o cavalo passe a entende-lo e passe a executá-lo calmamente, sem ser atrapalhado pela ansiedade.

- Presença

Entenda que a sua presença é importante na vida do animal e que ele precisa confiar em você. Contudo, isso não significa ter pena do animal. De forma contrária, ofereça conforto a ele executando técnicas corretamente e fazendo com que ele trabalhe de forma tranquila. Boa parte dos cavalos ansiosos pode lidar melhor com a ansiedade a partir da execução de um manejo sensível e consistente por parte de seus criadores.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doma Racional Interativa
Como Comprar Cavalos

Fontes: Arquitetura Equestre – arquiteturaequestre.com.br
Cavalus – cavalus.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 29-03-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.