Como executar o treinamento com rédeas?

Antes de iniciar o treinamento com rédeas, o cavalo precisa ser preparado para evitar acidentes

Cavalo - imagem meramente ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade, impulsionada pelo aumento no número de competições equestres em diversas modalidades.

Para que os cavalos apresentem bom rendimento em quaisquer atividades às quais for submetido – seja no esporte, no trabalho ou até mesmo na criação diária –, um treinamento com rédeas pode ser interessante. Apesar de algumas raças estarem mais inclinadas a ele, esse método pode ser executado até mesmo com animais sem raça definida.

Para quem não conhece, o treinamento com rédeas é um conjunto de exercícios e manobras que são treinados com o equino, tendo o principal objetivo de guiar, de dirigir, de dominar os movimentos do animal com o mínimo de esforço possível e de contribuir para que ele seja produtivo.

Para desempenhar essa função, o treinador precisa, antes de tudo, ser um apaixonado pelos cavalos. Atenção, paciência, organização, persistência e responsabilidade são algumas das características que essa pessoa também precisa apresentar, além de possuir conhecimento técnico para tal.

Para que um treinamento seja executado com eficiência, deve-se seguir esses procedimentos:

- Preparação do animal

Antes de iniciar a atividade, o ideal é que o animal passe por uma preparação, que começa na higienização do animal, preservando sua saúde: é necessário rasquear, escovar, limpas os cascos e trançar a cauda do cavalo.

Depois, todos os equipamentos de proteção devem ser colocados, a exemplo das faixas ou ligas, dos cloches e das boteleiras. Por fim, a preparação termina com a selagem, isto é, a colocação da cabeçada completa, da manta, da sela e ajuste da barrigueira.

- Medidas auxiliares ao treinamento

São vários os fatores que podem ser utilizados pelos treinadores para influenciar no treinamento do animal:

. Recursos naturais, que envolvem as partes do corpo do treinador e do animal;
. Recursos artificiais, como as rédeas e as esporas.

- Rédeas no pescoço

Com a finalidade de trabalhar as rédeas propriamente ditas, recomenda-se que o treinador divida o pescoço do cavalo em três partes – terço inicial, próximo ao afogador; terço médio, no centro do pescoço; e torço final, próximo à região da cernelha. As rédeas têm que ser posicionadas e trabalhadas em cada uma delas.

- Aquecimento

Já em campo, mas ainda antes de iniciar o treinamento, o aquecimento precisa ser feito. Por alguns minutos, o cavalo deve ser conduzido no redondel sem estar montado, seguindo por mais um tempo montado. Essa etapa tem a função de ativar a circulação, oxigenar os muscular e descongestionar as articulações.

- Andar, parar e ceder

No treinamento efetivo, o animal precisa receber o comando com o auxílio do corpo para que ande. O animal pode ser treinado com saída na mão direita e depois na esquerda, por exemplo. Com as rédeas, o corpo e o comando de voz, a ação de parar pode ser ensinada. Por fim, a cessão demanda treinamento de flexionamento para que o animal mexa a cabeça e o pescoço para ambos os lados.

- Andar de lado

Também chamado de ladeamento, o ato de andar de lado é executado com o deslocamento lateral do animal, cruzando os membros anteriores e posteriores um sobre o outro. O treinamento para os dois lados é feito da mesma forma, mudando-se, apenas, a direção.

- Flexionamento de nuca com o treinador montado

O flexionamento é uma resposta necessária para que o treinador perceba que o cavalo é obediente às rédeas. Nele, o animal precisa ficar com o pescoço posicionado em um ângulo de 30° a 45°.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Equideocultura: noções básicas de rédeas. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: SENAR, 2017. 91 p.; il.
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 05-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.