Como devo cuidar da saúde do meu cavalo?

Manter o cavalo saudável é benéfico tanto para o animal quanto para o criador

Cavalo saudável - imagem meramente ilustrativa

Os equinocultores têm, todos, uma certeza: os cavalos são animais apaixonantes. Dada a grande variedade de aptidões que os equinos possuem, é cada vez maior o número de criadores que descobrem o prazer que é lidar com esses animais e se apaixonam por eles “à primeira vista”.

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, destaca que, no entanto, quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia nos ensina. Muito além da alimentação e do treinamento, os cuidados com a saúde também são necessários para garantir a produtividade do animal.

Seja qual for a finalidade de criação dos cavalos – para trabalho, para o esporte ou até mesmo para fins recreativos –, é imprescindível garantir que eles estejam sempre saudáveis e bem cuidados. Apesar de serem naturalmente forte e robustos, pequenos descuidos podem custar caro e prejudicar permanentemente a vida do animal.

Logo, para manter a saúde deles sempre em dia, alguns aspectos precisam ser levados em conta na rotina de cuidados com os cavalos:

Alimentação

Não dá para falar sobre cuidados com a saúde sem citar a alimentação. Garantir que os animais estejam sempre alimentados e, além disso, nutridos, é vital para que eles manifestem boa saúde. Alimentar é diferente de nutrir: enquanto alimentar está relacionado ao ato de apenas ingerir os alimentos, nutrir diz respeito ao fornecimento de todos os nutrientes essenciais para os cavalos. Interferem nisso a idade, o peso, as condições de criação e a finalidade do animal. E, claro, a hidratação precisa ser garantida.

Exercícios

A prática leva à perfeição? Sim! De acordo com a finalidade à qual o animal for designado, é fundamental que ele seja treinado diariamente, mantendo-se sempre em movimento e atividade. Como isso interfere na saúde? É simples: a atividade física promove um funcionamento mais regular do corpo.

Patas

As patas são estruturas importantes para todo o cuidado com o animal, haja vista que demandam cuidado minucioso para que consigam sustentar o peso do animal diariamente. Diversos problemas podem afetar as patas e, consequentemente, prejudicar o cavalo na realização de suas atividades.

Pelos

A escovação diária dos pelos facilita a higiene dos equinos e também garante que eles estejam sempre com a aparência vistosa. Recomenda-se que os pelos sejam escovados com escova adequada e, sobretudo, após cavalgadas, ajudando o animal a relaxar e a liberar as tensões, além de deixá-los mais limpos.

Vacinas

Cada criação precisa de um programa de vacinação eficiente, de acordo com as características dos animais. Sabe-se que os cavalos estão sujeitos a doenças infecciosas que podem levá-los a óbito facilmente. Algumas enfermidades consideradas “clássicas” já podem ser evitadas com a vacinação adequada, como a influenza, o tétano, a raiva e a encefalomielite.

Baias

Os locais onde o cavalo passa boa parte do seu dia também devem possuir condições de higiene adequadas para que o animal não contraia doenças. De nada adiantará garantir a saúde dos equinos se ele vive em espaços com condições inóspitas e que não estão protegidos do sol e da chuva, por exemplo.

Cama

A cama, que é onde o cavalo dorme, costuma ser muito negligenciada pelos criadores, pois há vários tipos disponíveis, inclusive alguns que podem ser desconfortáveis para o animal. A depender do tipo escolhido, por exemplo, doenças respiratórias podem ser prevenidas, evitando até gastos com tratamento e medicação, além de evitar, também, que danos sejam causados à saúde dos equinos.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doenças de Equinos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Vedovati Pisos – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 26-08-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.