Como definir a idade do cavalo pelos dentes

Os dentes do animal vão passando por mudanças que caracterizam o tempo de vida dele

Cavalos - imagem meramente ilustrativa

Com certeza você já deve ter ouvido aquele ditado popular: “Cavalo dado não se olha os dentes”. Muito usado antigamente, esse ditado evidencia uma técnica utilizada para saber a idade dos animais: a avaliação da arcada dentária. Após a observação dos dentes do animal, é possível saber quantos anos ele tem.

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos, ressalta que A avaliação da idade, que também pode ser feita pela análise da pelagem, é importante e necessária para registro junto às associações e para fazer a resenha dos animais quando nascem.

Para determinar a idade a partir dos dentes, porém, é necessário que o proprietário do animal conheça vários aspectos. Dentre eles, a quantidade de dentes “padrão” nos animais: machos adultos possuem 40 dentes; fêmeas adultas apresentam 36, fato que se deve, geralmente, à ausência dos caninos; e potros possuem 24 dentes em uma arcada completa, seja macho ou fêmea.

Com o passar dos anos, os dentes vão se modificando e é a partir da observação dessas mudanças que é possível definir a idade do animal. Mas, atenção, não se deve confundir as transformações com desgastes causados por rangedoras ou alimentação do animal com itens mais “firmes”.

Principais estruturas dentárias equinas

Cada um dos dentes do animal possui duas partes: a interna, chamada de raiz; e a externa, chamada de coroa. A zona que separa a raiz da coroa é chamada de colo do dente. No interior do dente, está a cavidade pulpar, que possui forma similar à do dente e que nas raízes termina com um orifício chamado de foramen apical ou apex, local por onde vasos e nervos passam.

Os elementos que constituem o dente são:

- Esmalte: componente mineralizado que reveste o dente;
- Dentina: também mineralizada, fica sob o esmalte e é a maior parte do dente;
- Polpa: encontra-se na cavidade pulpar.

Por fim, há as estruturas responsáveis por fixá-los, denominada periodonto, composto por cemento, ligamento periodontal e osso alveolar.

Identificando a idade pelos dentes

Deve-se observar as transformações dos dentes incisivos para determinar a idade do animal, levando em conta alguns aspectos:

- Arcada inferior: erupção dos dentes temporários e permanentes, o seu desenvolvimento até ser atingido o nível da arcada e, em seguida, as modificações da superfície oclusal ou mesa dentária por cauda do desgaste, no que se refere à cavidade dentária externa e ao esmalte central, à estrela dentária e à forma da mesa dentária.

- Cantos superiores: observação da formação da cauda de andorinha e, também, do sulco de Galvayne.

- O perfil do ângulo de oclusão das duas arcadas.

Recebem o nome de “pinças” os dois dentes do meio do animal. As mudanças observáveis na arcada dentária equina passam por 7 fases, cada uma com especificações que permitem a quem observa determinar há quanto tempo o animal nasceu.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Avaliar a Idade e Pelagem dos Cavalos
Como Comprar Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 24-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.