Como avaliar o bem-estar na criação de cavalos?

O bem-estar influencia diretamente no comportamento e saúde do animal e no resultado da criação

Bem-estar de equinos

Durante muito tempo os animais foram criados pelo homem de forma “rústica”, isto é, sem muito conhecimento e técnicas. Com o passar dos anos, cada vez mais as pessoas têm se preocupado em criá-los, seja para o esporte, para o trabalho ou para o lazer, garantindo o seu bem-estar.

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, ressalta que, além da alimentação, higiene geral, instalações, limpeza de materiais, treinamento, criadores devem dar atenção também ao bem-estar, pois esse fator também influencia no comportamento e saúde do animal e no resultado da criação.

Para avaliar esse fator, há alguns indicadores que apontam, dentre outros aspectos, as dificuldades de cada animal em adaptar-se ao local onde está sendo criado. Durante sua rotina, o animal pode passar por várias situações que afetem o seu bem-estar e prejudiquem a lida no dia a dia.

Dentre os indicadores, há os diretos, que podem ser observados nos animais, e os indiretos, observados no ambiente e no manejo. Conheceremos a seguir os principais:

Indicadores diretos

Condição corporal

Cavalos precisam apresentar escore corporal acima de 3 e abaixo de 7 para um bom grau de bem-estar, sendo importante dar atenção especial aos animais que estão fora desse padrão ideal.

Estado de saúde

A aparência física geral do animal também dá pistas de que o bem-estar do animal está sendo garantido. Por exemplo, o pelo deve estar brilhante e sem falhas, o apetite e as fezes devem estar normais, e não deve haver qualquer sintoma que possa indicar alguma doença.

Comportamento, expressão corporal e facial

O cavalo é um animal muito temperamental. No geral, por exemplo, deve-se apresentar mais curioso do que medroso, ser receptivo à aproximação de pessoas, não apresentar agressividade e interagir positivamente com outros cavalos.

Indicadores indiretos

Ambiente externo ou interno

Os locais onde o animal passa todo o seu tempo devem apresentar condições favoráveis ao seu bem-estar, como segurança, conforto e higiene. Além disso, devem ser amplos e favorecer a alimentação e hidratação do animal.

Alimentos

Para garantir o bem-estar, eles devem receber alimentação adequada e balanceada, pasto com forrageiras de qualidade, cocho de sal presente em todos os locais onde os animais permanecem, quantidade e frequência adequadas

Equipamentos

Tudo o que for utilizado para cuidar ou lidar com os animais precisa estar limpo e em bom estado de conservação, garantindo não só o bem estar, como também a integridade deles e a eficiência da criação.

Manejo

Todos os procedimentos realizados com o cavalo, como o tempo de trabalho, o de liberdade, a utilização de medicamentos ou a ministração de vacinas, bem como o ferrageamento e o casqueamento, por exemplo, também merecem atenção do criador para garantir o bem-estar dos animais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Manual de boas práticas de manejo em equideocultura / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo. – Brasília: MAPA/ACE/CGCS, 2017. 50 p.
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 04-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.