Como aquecer corretamente o cavalo atleta?

O aquecimento é importante para que os músculos do cavalo “acordem” antes dos treinos e/ou provas equestres

Cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, um dos professores do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que as competições equestres se tornaram uma mania nacional. Nesse contexto, a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, tornou-se uma realidade.

Antes dos treinos e de competições, é essencial que os cavalos passem por um aquecimento. Esse “pré-exercício” permite que o animal fique mais calmo e disposto para competir o que, consequentemente, fará com que os resultados sejam melhores. Contudo, ele não deve ser feito de qualquer forma.

Algumas dicas são necessárias para que o aquecimento do seu cavalo seja ainda mais efetivo. Fique ligado:

- Rotina

Os cavalos atletas são um pouco mais metódicos, isto é, preferem ter uma rotina definida e não gostam muito de sair dela. Logo, é preciso montar um aquecimento rotineiro antes do treinamento, para que eles se acostumem com esse exercício e para que, no dia das competições, já estejam habituados.

- Outros animais

Ao aquecer o animal para a prática de esportes equestres, o ideal é que você o acostume ao ambiente onde acontecerá a competição. Aqueça-o próximo a outros animais e, se possível, a uma plateia, para que ele não fique assustado quando for competir.

- Energia

Como mencionado, não é qualquer aquecimento que deve ser realizado, sobretudo em relação à intensidade dos exercícios. Isso porque, sabendo que o animal vai competir, ele não pode perder muita energia no aquecimento, pois precisará dela para correr ou executar o que o esporte exige. O treino de aquecimento deve servir apenas para “acordar” os músculos do animal.

- Duração

Assim como a intensidade, a duração do aquecimento também tem que ser controlada. E, ao controlar a duração, não significa somente que o equino não deva treinar demais, como também não deve treinar “de menos”. Recomenda-se, ao menos, 15 minutos de exercícios para ativar a musculatura.

- Relaxamento

O aquecimento serve para relaxar o animal, mas é crucial entender que você também precisa de relaxamento. Esse momento tem que servir para que você se concentre e se prepare para encarar o que está por vir.

Outras dicas importantes:

- Pós-prova

Depois dos treinos ou da competição, muitos treinadores acham que não se deve fazer mais nada com o animal, especialmente se ele tiver sido campeão ou um dos primeiros colocados. Errado! Após a execução de atividades intensas e cansativas, o desaquecimento se torna tão necessário quanto o aquecimento. Ele servirá para que o corpo do animal esfrie e para que o animal relaxe. Por exemplo, dê um banho no animal e deixe-o descansando em algum local mais fresco.

- Alimentação

A alimentação conta muito, ainda mais para cavalos treinados com finalidade esportiva. No que diz respeito ao aquecimento, uma boa alimentação contribui para que esse momento seja positivo. Cheque sempre as vitaminas, mantenha uma boa hidratação e fortaleça o cavalo para que ele esteja sempre disposto a realizar suas atividades.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Tudo Vet Blog – tudovet.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 07-06-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.