Cavalos sentem frio? Sim, e você pode amenizar os impactos dele!

Assim como os humanos, cavalos também sentem frio, mas são um pouco mais resistentes à queda nas temperaturas

Cavalo no frio - imagem meramente ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, ressalta que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia nos ensina. Além dos cuidados clássicos, é necessário observar também as mudanças nas temperaturas.

Com a chegada do inverno e com a intensificação do frio, nós não somos os únicos indivíduos a sentirem esse impacto. Ainda que os cavalos sejam animais muito resistentes, eles também sentem frio e podem sofrer com esse problema. Em muitos casos, alguns cuidados extras são necessários para garantir maior conforto aos equinos.

É importante ressaltar que, apesar de também sentirem a chegada do frio, os cavalos possuem um conforto térmico superior ao dos seres humanos. Devido ao tamanho do corpo desses animais, eles conseguem gerar mais calor para o organismo, fazendo com que eles fiquem confortáveis em mudanças leves de temperatura.

Então, como saber se os cavalos estão com frio?

- Orelhas

Essa parte do corpo dos animais é uma das que mais evidenciam se eles estão com frio ou não: quando as orelhas estão muito frias, o animal pode estar com frio. É a partir delas, também, que eles transpiram, fazendo com que elas sejam um ponto de referência para outros aspectos.

- Comportamento

Animais que são criados juntos, quando estão sentindo mais frio, tendem a se juntar. Mesmo quando são soltos em campo aberto, a tendência é que eles se aproximem para que possam gerar mais calor.

- Pelagem

Ao observar a pelagem, é normal que, durante o inverno, os pelos cresçam mais e fiquem mais grossos, funcionando como uma espécie de proteção natural para os equinos.

Como cuidar melhor dos cavalos em épocas mais frias?

- Alimentação

A alimentação é uma etapa do manejo que não deve ser negligenciada nem em épocas mais frias nem em épocas mais quentes. Especialmente quando faz frio, normalmente a produção de feno é afetada e, mesmo com a alta nos preços, não se deve deixar de lado a qualidade. Ao fornecer alimentação de baixa qualidade, os animais podem apresentar cólica.

- Animais debilitados

Animais mais velhos, muito jovens ou até aqueles que estão em processo de cura de várias doenças, necessitam de maior atenção na época do frio, pois as baixas temperaturas são capazes de favorecer o surgimento de doenças e/ou a evolução de quadros simples para graves.

- Atletas

Nos períodos frios, o aquecimento dos cavalos tem que ser progressivo e lento para evitar o “choque” que eles podem sentir com as atividades. Isso evitará o surgimento de vários problemas musculares e ainda contribuirá para que eles apresentem melhor rendimento. Atenção para não os deixar molhados nas baias.

- A umidade

Mais do que o próprio frio, a umidade é ainda mais preocupante, inclusive quando associada a ele. Animais em locais muito frios e muito úmidos tendem a ter a temperatura corporal ainda mais reduzida, além de estar mais sujeitos ao ataque de doenças fúngicas. Ao dar o banho, por exemplo, faça-o em uma hora mais quente e, se possível, utilize água aquecida e seque o animal.

- Capa de inverno

As capas de inverno funcionam como uma espécie de agasalho para os equinos. Popularmente, também são conhecidas como manta ou cobertor e podem ser utilizadas tanto de dia, quanto à noite. Há vários tipos, que podem ser avaliados pelos criadores para que sejam adquiridas, observando-se sempre as características de cada uma.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Doenças de Equinos

Fonte: Agroline – blog.agroline.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 02-08-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.