Cavalos e rédeas: o que é necessário entender sobre o assunto?

As rédeas são um equipamento utilizado nos cavalos para facilitar a comunicação entre o cavaleiro e o animal

Cavalo e equipamentos - imagem meramente ilustrativa

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, explica que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia nos ensina, como a alimentação, a higiene geral, as instalações, a limpeza de materiais, o treinamento dos cavalos e a colocação e uso das rédeas.

Em diversas atividades nas quais os cavalos podem ser utilizados – esporte, trabalho e equiterapia, por exemplo –, é necessário que esses animais utilizem rédeas. Nesse contexto, o treinamento com esse “acessório” é fundamental para que o equino consiga responder positivamente ao seu uso.

Para se tornar um treinador de rédeas, é imprescindível que o profissional goste de equinos, seja atencioso, esteja atualizado sobre a atuação nesse tipo de treinamento, conheça o comportamento dos equinos e as particularidades das raças e seja disciplinado, observador, organizado, paciente e persistente.

O que são as rédeas?

É importante estabelecer o que é e qual a função de uma rédea. As rédeas são tiras de couro longas e têm a função de estabelecer a comunicação entre cavalo e cavaleiro, funcionando, então, como um instrumento comunicativo. A partir dos comandos, transmitidos pelas rédeas, espera-se que os animais entendam o que deve ser feito.

Modelos de rédeas

- Estilo clássico

As rédeas do estilo clássico são aquelas em que as sobras permanecem unidas e presas por uma fivela. No cavalo, a parte em que as rédeas estão juntas, conhecida como laçada das rédeas, fica do lado direito do pescoço, enquanto, em relação ao cavaleiro, cada uma fica em uma das mãos, com punho fechado e com os dedinhos dentro ou fora delas.

- Estilo western

Já no estilo western, as redes precisam ser seguradas como “ponte”, isto é, abertas. Nele, o excesso de cada rédea é direcionado para o lado oposto do pescoço do cavalo, com o cavaleiro segurando-as no ponto de encontro delas. No que diz respeito à posição das mãos, é necessário que as rédeas estejam nas palmas, permitindo que o dedão fique por cima, enquanto o dedinho pode estar sob o excesso da rédea nos dois lados ou em volta dela, também com o punho fechado.

Quais partes acompanham as rédeas?

Dado que esse instrumento de guia do cavalo não “trabalha” sozinho, apresentamos também alguns acessórios que os acompanham:

- Freio

Colocado na boca do cavalo, o freio é uma embocadura metálica que tem o objetivo principal de direcionar o cavalo, estabelecendo a noção de direita e de esquerda, além de servir, igualmente, para frear o animal.

- Cabeçada

A cabeçada funciona como um auxiliar ao freio – que é um auxiliar das rédeas –, ajudando-o a ficar preso na boca do animal. Geralmente, é fabricada em couro e é fixada na cabeça do cavalo, passando por trás das orelhas.

- Bucal

Da mesma forma, o bucal é fabricado em couro e consiste em uma espécie de cabresto com focinheira. É posicionado na cabeça e no pescoço do equino.

- Buçalete

Classificado como um “cabresto aperfeiçoado”, é um acessório pequeno.

- Cabresto

Por fim, o cabresto é uma peça de couro anexada ao bucal ou buçalete que pode ser empregada para cabrestear o cavalo no pasto.

Qual a importância da rédea para um bom relacionamento com o cavalo?

Como visto, as rédeas são um instrumento de comunicação entre o cavaleiro e o animal. Por conta disso, assume fundamental importância para que a relação homem/cavalo seja estabelecida da melhor forma. Todos os equipamentos utilizados nos animais precisam estar bem posicionados, o que evita desconforto e garante o bem-estar do equino.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 01-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.