Cavalos auxiliam no combate à depressão

A equoterapia tem se mostrado eficaz no combate à depressão

Equoterapia

Tida por alguns estudiosos como o mal do século, a depressão atinge boa parte da população mundial, chegando a quase 10%. Essa doença é responsável por provocar diversos sintomas nas pessoas, que se tornam apáticas, querem estar longe do convívio social, ficam tristes e se sentem sozinhas, perdem apetite e, em alguns casos, chegam a se suicidar.

Ainda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, esse transtorno é comum e encontra-se em ascensão no mundo, o que é preocupante. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças.

Existem tratamentos eficazes para depressão moderada e grave. Profissionais de saúde podem oferecer tratamentos psicológicos, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal ou medicamentos antidepressivos.

Os tratamentos psicossociais também são efetivos para depressão leve. Os antidepressivos podem ser eficazes no caso de depressão moderada-grave, mas não são a primeira linha de tratamento para os casos mais brandos. Esses medicamentos não devem ser usados para tratar depressão em crianças e não são, também, a primeira linha de tratamento para adolescentes. É preciso utilizá-los com cautela.

Porém, há otros tratamentos que também podem auxiliar na cura dessa doença. Apontado por especialistas e vistos como benéficos, estão as terapias com animais, que atuam como complementares ao tratamento psicológico. Entre esses animais está o cavalo.

Através da equoterapia, o cavalo é apontado como um dos animais que mais pode trazer benefícios para o tratamento da depressão. São muitas as contribuições que o cavalo pode proporcionar na qualidade de vida desses pacientes, como a melhora do humor, a melhora da autoestima e a eliminação do estresse.

Há relatos de pacientes que, após o contato com esses animais ou a prática de esportes com eles, deixaram de tomar os medicamentos e eliminaram a depressão de suas vidas. A equoterapia, método terapêutico também pode auxiliar pessoas com necessidades especiais, dado que essa terapia promove ganhos tanto físicos quanto psíquicos.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância e Online CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, destaca a importância desses centros, uma vez que são espaços voltados para o lazer e bem-estar, onde são promovidas práticas esportivas, contato direto com um ambiente mais natural e também terapias, como é o caso da equoterapia.


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Como Comprar Cavalos
Doma Racional Interativa

Fontes: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
OPAS Brasil – Organização Pan-Americana da Saúde – paho.org
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 31-12-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.