Cavalos atletas: quais cuidados devo ter após as competições?

Além de um bom preparo e de uma boa condução durante a realização de provas, os cuidados após as competições fazem toda a diferença

Cavalo na baia - imagem meramente ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, ressalta que as competições equestres se tornaram uma mania nacional e, por conta disso, a crescente procura pelo cavalo de esporte, para a competição em diversas modalidades em nosso país tornou-se uma realidade.

O preparo para a realização de diferentes provas é crucial para que o animal apresente bons resultados. Além disso, durante a realização, também é necessário estar atento à condução do animal. Contudo, o período pós-prova não pode ser negligenciado e, igualmente à preparação e à condução durante as competições, demanda cuidados.

Logo ao final de todas as competições, inicia-se o manejo do animal para que ele possa estar, de fato, preparado para a próxima competição. Isso se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que essas competições exigem muito dos cavalos. Logo, esse momento seguinte tem como objetivo amenizar os impactos.

Então, como cuidar dos equinos após a realização de provas? Aprenda:

Banho

Ao voltar com o animal para a baia, recomenda-se que o primeiro passo seja banhá-lo. Mais do que remover sujeiras e suor que estarão impregnados nos animais, o banho também funciona como um relaxante muscular e ajuda a diminuir a temperatura dos tecidos, amenizando, também, possíveis dores. A partir do banho, o cavalo consegue, também, se acalmar e tem a sua frequência cardíaca reduzida.

Massagem

A massagem é outra forma importante de relaxar o animal. Entretanto, ela não possui apenas essa função: se configura como um método de fortalecimento da saúde dos equinos, por ajudar a recuperar desgastes físicos que tenham sido sofridos durante as competições. Para tanto, deve ser realizada por um profissional. Nos casos em que a presença de um profissional não seja possível, somente uma massagem básica pode ser feita.

Ligas de descanso

Ligas de descanso são ferramentas utilizadas com a finalidade de estabilizar tendões e, dessa forma, previnem algumas lesões durante o transporte. Há várias formas de utilização das ligas de descanso, que também protegem e aquecem as estruturas dos cavalos. Em outras palavras, os cavalos ganham bastante no quesito “saúde”.

Alimentação

A alimentação, apesar de estar listada neste artigo sobre cuidados pós-prova, não requer atenção apenas nesse momento. Durante toda a criação, ela é crucial para que o animal apresente bom rendimento e saúde. Todavia, depois de competirem, eles podem ser alimentados com ração rica em amido até uma hora e meia após a competição, o que promoverá reposição de reservas de energias musculares. Portanto, mesmo que o desgaste tenha sido intenso, os equinos conseguirão se recuperar de forma mais efetiva. Porém, em se tratando de alimentação de cavalos competidores, tenha sempre o auxílio de um médico veterinário para não errar.

Produtos complementares

Já é de conhecimento dos criadores que, durante as atividades, o desgaste pode ser tão intenso que as lesões sofridas pelos animais podem ser mais do que superficiais – o que não será resolvido apenas com banhos relaxantes e massagens. Devido a esse fator, pomadas, pastas e géis deverão ser aplicados para que a recuperação dos equinos seja conseguida. O ideal é que um médico veterinário receite esses medicamentos, de acordo com a lesão que se pretende curar.

Magnetoterapia

A magnetoterapia é uma técnica complementar, usada por vários criadores para recuperar cavalos atletas. Consiste na utilização de um campo eletromagnético pulsátil em tecidos, o que realiza a dilatação dos vasos sanguíneos e acarreta melhor circulação na região lesada. Ainda, há a liberação de hormônios que fazem com que os equinos se sintam mais confortáveis.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Blog Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 19-11-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.